Para a sócia da Opus Design e arquiteta Kátia Bello, especialista em comunicação de varejo, o envelhecimento da população reflete diretamente na dinâmica de atuação do varejo. Num ciclo inverso, o auto-serviço passa a dar espaço ao atendimento personalizado, cada vez mais valorizado, principalmente no Brasil. Mas longe de entrar em desuso. "O auto-serviço tem sua serventia, e é um sistema de custo baixo".
A paridade tecnológica gerou uma era em que o serviço e atendimento são os diferenciais primordiais. "Não se fideliza mais o consumidor com produto, são todos iguais", destaca ela que trabalha há quinze anos no varejo auxiliando as empresas a incrementar seus rendimentos, por meio de pontos-de-venda projetados estrategicamente para aumentar o consumo.
Ela afirma que "não há receita de bolo, mas sim técnicas que usadas integradas com a identidade do estabelecimento tornam o ambiente mais estimulante e agradável para o consumidor". Para ela, criar um ambiente de varejo de sucesso depende do encontro de três pontos: arquitetura, design e marketing. Os três precisam andar juntos. Assim, o ponto-de-venda por si só já passa uma mensagem, "ele fala", garante a arquiteta.
Fonte: Consumidor Moderno
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