Pelo terceiro ano consecutivo a cidade de Paraty recebe fotógrafos consagrados nos quatro cantos do planeta. Dos dias 24 a 28 de outubro ocorre o 3º Paraty em Foco, evento criado em 2005 pelo fotógrafo Giancarlo Mecarelli. Serão 5 dias de intensa programação, com a presença de grandes nomes da fotografia mundial. Workshops, entrevistas abertas, projeções, exposições e ações comunitárias farão de Paraty a capital brasileira da fotografia.
Nos destaques internacionais temos a presença de uma importante delegação da National Geographic: David Griffin (fotógrafo e editor geral de fotografia da revista, vindo de Washington), Matthew Shirts (editor da National Geographic Brasil) e os fotógrafos Luciano Candisani e Izan Petterle (também da equipe brasilerira da Revista). Da consagrada Agência de Fotojornalismo Magnum, comparecem este ano ao evento Thomas Hoepker (há mais de 40 anos na Agência, vive em Nova York e já foi presidente da Magnum de 2003 a 2006) e Christopher Anderson (na Magnum desde 2005, já foi premiado com a medalha de ouro Robert Capa e eleito fotógrafo do ano pela Kodak).
Segundo Iatã Cannabrava, um dos curadores do evento, "Essas participações, em si, já caracterizam o Paraty em Foco como uma oportunidade única de discutir dois dos maiores assuntos do momento: Sustentabilidade - a fotografia com um papel preponderante na defesa do planeta; e a revolução, não só tecnológica, pela qual passa a fotografia. Uma revolução completa, de valores e sistemas", diz Iatã. E acrescenta: "A fotografia passa a assumir novos papeis no mercado da arte com o crescimento do colecionismo. O fotojornalismo vive em permanente auto questionamento, e as discussões inerentes a preservação e guarda dos acervos deixam toda a classe de cabelos em pé".
Para discutir a questão do colecionismo os organizadores levarão a Paraty Felipe Chaimovich (curador do MAM/SP), Joaquin Paiva (colecionador Particular) e Pierre Devin (fundador do Centre Regional de la Photographie-Nord Pas de Calais, onde fez a direção artística por mais de 25 anos e constituiu uma coleção de 7.000 obras fotográficas). Marcelo Greco, curador de exposições do evento afirma: "Este encontro pode ajudar a criar novas frentes para o colecionismo no Brasil".
O festival tem como carro chefe sua extensa programação de workshops. Ao todo, 14 One day workshops abrem a possibilidade de os participantes interagirem com fotógrafos que são referências em suas áreas: Andréas Heininger, César Barreto, Cláudio Feijó, Egberto Nogueira, Glória Flugel, Inaê Coutinho, Izan Petterle, Leo Divendal, Marcio Scavone, Mauricio Simonetti, Ricardo Hantzschel, Walter Firmo.
Fonte: Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário