Quase 9 milhões de brasileiros lêem blogs e há mais de 100 milhões de blogs no mundo. Mesmo com algumas variações, o design de um blog segue alguns padrões.
Todos eles estão organizados por data de publicação. A maioria tem os links favoritos. Alguns só permitem busca dos posts navegando pelo calendário. Mas precisavam ser tão feios?
A paranóia para monetizar os blogs, que muitas chamam do efeito AdSense, a popular ferramenta de publicidade do Google, tornou-os ainda mais feios.
Há links de texto por todos os lados em alguns blogs: no começo, no meio, ao lado e no final. Há que ganhar dinheiro, eu sei. Há que se profissionalizar, com certeza. Mas será que dá para não exagerar?
Um dos trunfos de um blog é a sua simplicidade. Notas por ordem cronológica, bastando clicar para ler o conteúdo.
A febre de ‘monetização’, um motivo justo, está deixando os blogs difíceis de serem lidos, além de feios.
Segue algumas dicas de um artigo de Jakob Nielsen, um dos maiores especialistas de usabilidade, sobre os 10 principais erros de design de um blog.
O artigo é antigo, mas as dicas são validas.
1 - Sem a biografia do autor do blog
2 - Sem a foto do autor do blog
3 - Títulos dos posts não são descritivos
4 - Os links não dizem para onde o leitor vai
5 - Notícias mais lidas estão ‘enterradas’
6 - O calendário é a única forma de navegação
7 - Freqüência irregular de publicação
8 - Muitos tópicos publicados
9 - Esquecer que você escreve para o seu futuro ‘chefe’
10 - Ter um domínio que pertence a um serviço de weblog
Vamos debater. É possível melhorar o design dos blogs? Será que existe um design específico para blogs? A mania de monetização está acabando com a usabilidade dos blogs?
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário