Conte-nos um pouco sobre a Sack’s. Quais eram os objetivos e expectativas antes de implantar a venda online? E o que mudou atualmente?
A Sack’s começou a 7 anos como pioneira no segmento de perfumaria na Internet. Hoje, nós vemos claramente que a estratégia de deixar o varejo físico e concentrar as forças no varejo on-line foi acertada. No começo havia muita insegurança do mercado com relação às vendas na Internet, por isso sempre tivemos uma equipe enxuta e trabalhamos duro para estarmos na liderança do mercado de perfumaria na América Latina.
Qual a importância do canal internet para os negócios da Sack’s?
A empresa tem suas vendas 100% no canal internet e nosso foco é continuar neste canal que é onde sabemos o que estamos fazendo.
Como os números do acompanhamento que a e-bit faz das vendas online ajudam a Sack’s a melhorar os seus resultados?
O estudo da e-bit é de grande valia para a análise da visão dos nossos e-consumidores, tanto no processo de venda como no pós-venda. Todo nosso desenvolvimento é voltado para a boa usabilidade do nosso sistema e buscamos deixar o e-consumidor sempre à frente de todas as decisões que tomamos no nosso negócio.
Vocês utilizam alguma métrica da e-bit como referência para bonificar sua equipe de colaboradores?
Nós temos diversos métodos de avaliação de equipe e de resultados. Utilizamos os dados fornecidos pela e-bit como forma de termômetro para algumas atitudes que tomamos no nosso dia-a-dia. Como a opinião dos nossos clientes é forte nas decisões e caminhos do nosso negócio, buscamos sempre olhar detalhadamente para chegar num grau de excelência perseguido pela empresa. Tudo isso acaba influenciando na bonificação e na importância de cada um dentro da empresa.
Como é o desafio de vender perfume pela internet, que teoricamente seria difícil já que as pessoas necessitam sentir a fragrância antes de efetuar a compra?
Não vendemos somente perfumes, vendemos sonhos, marcas, oportunidades e isso que diferencia nossa abordagem de nossos concorrentes no segmento. Eles querem vender perfumes, nós não!
Como você encara o fato de a Sack’s ter recebido o troféu “Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico B2C” da e-bit nas 4 edições ? O que ele representa para vocês?
Nossos clientes são nosso maior ativo e receber um prêmio que representa a opinião deles deixa a empresa com um sentimento de dever cumprido. Mas, ao invés de relaxar nós utilizamos isso como elemento motivacional para toda equipe. Não queremos mais ser ouro, queremos ser sempre Diamante!
Como vocês têm visto as movimentações de fusão e aquisição no comércio eletrônico e possível entrada de grandes players como Wal-Mart, Casas Bahia e Carrefour?
O mercado está em constante movimento e grandes empresas estão acordando para o mercado de e-commerce que está cada vez mais consolidado. Quem entra hoje sabe o déficit que tem do seu concorrente que está a 7 ou 8 anos na rede e, por isso, tem que procurar as pessoas e os lugares certos para começar sua operação on-line com o pé direito.
Segundo os números da e-bit, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 49% no primeiro semestre de 2007 e a expectativa de faturamento para o fechamento do ano é de alcançar R$ 6,4 bilhões. Quais são as estratégias da Sack’s para ganhar share em um mercado tão dinâmico?
Atualmente, somos líderes no segmento de perfumaria e, ano a ano, estamos crescendo sempre acima de todas as pesquisas publicadas no setor. Conseguimos isso graças a uma política agressiva de comunicação e ao trabalho de conquista de novas marcas que antes nem sonhavam em ter seu produto vendido na Internet e que agora tem como um de seus maiores clientes a Sack’s.
Quais são os próximos desafios a serem conquistados pela Sack’s com a internet?
Nosso maior desafio é continuar na liderança no segmento crescendo sempre acima dos indicadores de mercado dos principais institutos de pesquisa nacionais. Temos ainda muitas marcas e categorias que estão sendo estudadas e devem fazer parte de nossa carteira de clientes no próximo ano.
Fonte: e-bit
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