5 de out. de 2007

Tropa de Elite: A hora da verdade

Hoje abre em São Paulo e no Rio de Janeiro um dos lançamentos cinematográficos mais “vistos” do ano. “Tropa de Elite” chega aos cinemas antecipadamente com 140 cópias (chegará a 250 em todo o país) depois de já estar disponível há semanas no circuito pirata de downloads e DVDs, sendo vendido de costa a costa no Brasil e até no exterior. Segundo o FilmeB.com.br, mais de 1 milhão de cópias já teria sido distribuído, mas o número pode ser até 3 vezes maior.

Como a versão pirateada chegou nas mãos dos piratas é uma questão controversa. A versão oficial é a de pirataria mesmo, atribuída à um vazamento na companhia de subtitulagem. Mas há quem diga de que tudo não passa de uma jogada de marketing dos produtores para tentar estourar nas bilheterias.

O pensamento tem sua lógica. Levando em consideração que a bilheteria do cinema é parte impulsionada pelas campanhas de marketing, mas principalmente alavancada pelo boca-a-boca, “Tropa de Elite” já contaria neste momento com milhões de “agentes” de marketing. Quem viu o filme pirata diz que é muito bom e boa parte, inclusive, quer ver novamente no cinema. Se metade dos 3 milhões resolver ir ao cinema de novo e convencer pelo menos mais 2 pessoas, o filme já faria perto dos 5 milhões de espectadores.

A outra linha de pensamento leva a concluir que a pirataria esvaziará as salas de cinema e o filme vai ser um fracasso.

Se o filme fosse ruim, eu acreditaria na segunda opção. Mas como todos falam bem, minhas fichas estão em um sucesso extraordinário de bilheteria. E se o sucesso se confirmar, estaremos talvez frente à uma nova forma de se fazer marketing para filmes no cinema. Quantos novos filmes “vazarão” para o mercado pirata depois de “Tropa de Elite” ou serão mesmo oficialmente distribuídos para o mercado informal antes de seu lançamento? Exibir trechos dos filmes ainda em produção para o trade é uma prática comum nessa indústria. Será que isso vai se ampliar para o mercado consumidor via internet?

É um movimento arriscado, mas que pode se transformar em uma ótima estratégia, desde que o produto seja bom e as pessoas saiam recomendando antes mesmo do lançamento.

Terça-feira, quando forem divulgados os números do primeiro fim de semana, já teremos uma boa idéia.

Pra quem só ouviu falar até aqui do filme, aí está o trailer.



Fonte: ViuIsso?

Nenhum comentário: