31 de out. de 2007

A Velhinha da Sharp

Na história da propaganda brasileira, para o bem ou para o mal, velhos, ou melhor idosos, protagonizaram comerciais de humor; nem sempre o resultado agradou o público. Alguns deles foram parar no Conar por iniciativa de telespectadores, o mais recente o das velhinas que assediavam rapazes em comercial da Nova Schin com Ivete Sangalo. A grande questão é como inserir o velho, num contexto de humor que não seja depreciativo? Segundo Henri Bergson no seu clássico “Le Rire” todo humor é desumano. Mas a propaganda está aí para desmentir o grande filósofo francés, é o caso do comercial que postamos hoje neste espaço, intitulado “Velhinha”, uma criação da DM9 para a Sharp. Seguramente a velhinha de maior “recall” na propaganda brasileira desde os tempos em que uma outra idosa (inícios da década de 60) em comercial antolôgico contracenava com o ator Claudio Marzo; fazia o papel de surda num contexto onde a roupa não amassava, o mote “senta, levanta,senta levanta”. O sucesso da velhinha da Sharp contracenando com Francisco Cuoco foi imediato. A campanha que também incluia um comercial com Ney Latorraca, na mesma linha de humor, reuniu cinco grandes criadores brasileiros, raras vezes se viu um grupo tão talentoso junto: Nizan Guanaes como Diretor de Criação, Alexandra Gama e Eugênio Mohallem como redatores,Tomás Lorente como Diretor de Arte e ainda Fernando Meirelles (O consagrado cineasta de Cidade de Deus) como Diretor do Comercial, produção da Zero. O trabalho foi Grand-Prix do Prêmio Colunistas de 1992 e medalha de ouro no Anuário do CCSP. Assista ao vídeo:



Fonte: Almanaque da Comunicação

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