O WebCore, framework usado pela Apple no desenvolvimento do navegador Safari, bem como em celulares da Nokia, também será a base de desenvolvimento do novo browser do Google para dispositivos móveis, revelou Andy Rubin diretor de plataformas móveis do Google, ao IDG Now!.
Em uma breve entrevista realizada por telefone na terça-feira (06/11) Rubin, principal responsável pelo desenvolvimento da plataforma Android, anunciada na segunda-feira (05/11), disse que não ainda não pode detalhar as aplicações que começam a chegar aos celulares em meados de 2008.
O kit de desenvolvimento do Android, em código aberto, será lançado na próxima segunda-feira (12/11), em inglês.
A idéia da plataforma, segundo ele, é facilitar o acesso à internet em dispositivos móveis, além de trazer inovações como mashups. "Você tem, por exemplo o Google Maps em aplicações isoladas nos celulares, mas não integrado. Esta é a primeira vez que vamos oferecê-lo de forma unificada", indicou.
Embora trabalhe na mesma tecnologia da Apple para navegação, o executivo prefere não fazer comparações entre o Android e o iPhone, mas afirma que a plataforma do Google suportará recursos multitouch - um dos pontos fortes do celular da empresa de Jobs - bem como aplicações em Java, linguagem bastante difundida em aplicativos móveis.
Em relação aos concorrentes, especialmente os sistemas Symbian e Windows Mobile, Rubin apenas disse que a diferença básica do Android é ser baseado em código aberto e garantiu que "o que os desenvolvedores vão observar na plataforma é que ela é muito simples de desenvolver."
O executivo não tem previsões de localização do Android no Brasil. Quando questionado sobre a baixa adesão de nossos usuários a serviços de dados por questões de custos, Rubin afirmou que o principal objetivo do Google nesta área é justamente popularizar o acesso à internet pelo celular.
"Os celulares estão se tornando cada vez mais baratos e as redes mais velozes. Acreditamos que em 2009 haverá a mesma revolução que houve em 1984 com a entrada dos computadores pessoais", assegurou.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário