23 de nov. de 2007

A Campanha da Década

Em 1984 Nizan Guanaes bateu na porta de Sergio Faria do Departamento de Marketing da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro para lhe apresentar uma campanha cuja idéia girava em torno da figura de um apresentador de TV desajeitado entrevistando populares na rua. O baiano que recém saira da DM9, agência de Duda Mendonça, buscava um lugar ao sol num mercado de maior expressão.
O Diretor da Caixa gostou do que viu e encaminhou o jovem de 25 anos para a Artplan, agência que atendia a conta e tinha naquele tempo como Diretor de Atendimento o Paulo Rolf Feil. Meses depois a campanha aprovada pelo Edson Moury, Superintendente da CEF, estreava na TV, vinte comerciais ao todo, com magnífica interpretação do ator Luis Fernando Guimarães, então um desconhecido para a maioria dos brasileiros.
Neste caso a exposição da campanha, com grande frequência de mídia e cobertura nacional, contribuiria para impulsionar a sua carreira. O certo é que, coincidência ou não, Luis Fernando, nesse mesmo ano, estreava na Rede Globo, interpretando o Miro da novela Vereda Tropical, um vigarista trapalhão. Guanaes já o conhecia, trabalhara com ele em campanha do Lojão da Construção de Salvador, empresa varejista do grupo Correa Ribeiro, muito safo no contato com o público. O fato é que a campanha intitulada “Apresentador” representou para Nizan muito mais do que o emprego na Artplan: a projeção de seu nome no cenário nacional por conta nos inúmeros prêmios conquistados, Os Grand-Prix do Colunistas e Anuário do Clube de Criação de São Paulo, dentre outros.
Em 1987 a campanha receberia ainda o destaque excepcional de “melhor campanha dos 20 anos (1967/1987) concorrendo com 19 outros trabalhos, também de muita qualidade. E em 1990 Ganhoava, desta vez, o prêmio de “Campanha da Década de 80″. Nizan Guanaes criou a campanha mas teve a Direção de Criação do Chico Abreia que também dirigiu os comerciais produzidos pela Blow-Up, com fotografia do José Cavalcanti.
Na ficha tecnica figura ainda o nome do criativo Walter Vicente. Selecionamos dois vídeos da campanha. Assista:





Fonte: Almanaque da Comunicação

Nenhum comentário: