Pesquisadores do Personal Robots Group, do MIT Media Lab, desenvolveram um casaco “robótico”, que permite aos usuários imitarem funções motoras e aprenderem com mais velocidade. A equipe publicou, na quarta-feira passada (31/10), os resultados da pesquisa.
O sistema Tactile Interaction for Kinesthetic Learning (TIKL) pode ser utilizado por diversas aplicações, desde treinamento esportivo e reabilitação após danos neurológicos até aulas de postura ou de dança.
Antes que o usuário o vista, são necessários 10 minutos para o sistema se adaptar as suas características pessoais.
Com quatro módulos, o dispositivo captura o que deve ser imitado, por um sistema óptico de captura de movimento.
A imitação ocorre graças ao “feedback tátil”. Após determinar um alvo, o sistema analisa a imitação que os alunos fazem dos movimentos dos professores. Ele aplica, então, respostas vibratórias nas juntas e articulações que estão errando a lição.
Os resultados são enviados a um software, que compara o movimento feito e o imitado, para enviar o feedback à blusa vestida pelo aluno. Vibrações chegam, então, às juntas que erraram os movimentos.
Os pesquisadores observaram um significativo aumento de performance com o uso da peça. Com ela, os erros em tempo real caem 27% e o aprendizado cresce 23%.
Ao medir o desempenho com o passar do tempo, este aumentou 27%. As pessoas que "vestiam" o sistema também se mostraram mais atentas aos movimentos.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário