O empresário americano Jimmy Wales, co-fundador da enciclopédia livre online Wikipedia, previu hoje que a rede trará no futuro um "fascinante diálogo entre culturas" com a incorporação de 1 bilhão de novos usuários não ocidentais. "A mudança mais importante que vamos ver na Internet é que nos próximos 5 a 10 anos os 1 bilhão de usuários atuais serão somados por outros 1 bilhão, que não serão dos EUA, da Europa ou do Japão, mas da Índia, China e do Brasil", afirmou Wales. Em entrevista à Agência Efe, o inspirador de um projeto que já é o oitavo website mais visitado da rede se declarou otimista sobre o impacto que esses novos usuários representarão, porque romperá a tendência de uma globalização marcadamente ocidental.
"Vamos ter toda uma nova onda de gente se unindo ao mundo online e à globalização. Acho que vai a ter um impacto interessante, porque até agora a comunicação que houve ocorreu entre pessoas que estão nos EUA e na Europa e que são culturalmente muito parecidas", destacou. Por isso, a Wikipedia, que atualmente agrupa quase 9 milhões de artigos (verbetes) em 253 idiomas, escritos e editados pelos próprios usuários, está trabalhando "em projetos que tenham a ver com a colaboração entre tipos de gente diferentes".
Wales tem especial interesse em impulsionar a comunidade Wikipedia em lugares onde há uma língua minoritária. Por isso, ele visitou o País Basco, na Espanha (onde umas 700.000 pessoas falam euskera, a língua basca) e vai em breve à África do Sul promover um projeto em xhosa (a língua natal de Nelson Mandela). Na África do Sul além disso será criada uma "Academia Wikipedia", com o objetivo de "educar a população local em seu idioma natal, em uma experiência com a qual vamos tentar determinar se a Wikipedia serve para promover o crescimento de uma língua".
Wales destacou que "pode-se conseguir um projeto muito dinâmico e ativo inclusive com uma língua falada por um pequeno número de pessoas". Ele citou como exemplo o sueco, que tem apenas seis milhões de falantes "e uma grande comunidade na Wikipedia", sendo o décimo idioma com o maior número de verbetes.
O website que ele criou junto com Larry Sanger se transformou em uma referência mundial e Wales admitiu que seu uso como fonte de informação - levando em conta o fato de que pode ser manipulada por qualquer um - "chega a ser arriscado", apesar "da paixão com a qual o núcleo duro da comunidade vive a necessidade de ser confiável e preciso".
"Não se pode ignorar a Wikipedia, porque ela é fabulosa, fácil e maravilhosa, mas pode ser arriscado usá-la. Eu sempre digo que é preciso usá-la como ponto de partida, porque é rápido, mas que depois, segundo as circunstâncias, é preciso checar", disse.
Para melhorar a confiabilidade da informação, foi iniciada uma experiência-piloto com a comunidade Wikipedia em alemão. Os novos usuários que queiram editar informação "serão analisados previamente por usuários mais experientes", explicou.
"Por um lado pode ser que isso reduza o número de usuários, algo que não é bom, mas certamente reduzirá o número de atos de vandalismo aleatório que se registra", acrescentou Wales.
Fonte: EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário