27 de nov. de 2007

E-commerce para jovens

Em 2006, o mercado de comércio eletrônico brasileiro cresceu em 82% (FGV) e movimentou U$ 114 bilhões entre empresas e consumidores. Hoje, entre os brasileiros com o maior poder de consumo, 1 em cada 3 utiliza a rede para fazer as suas compras. No entanto, o público-alvo das propagandas é o jovem, pois ele tem um poder de consumo crescente e exerce uma grande influência nas compras de sua família. Isso se deve, principalmente, pela saída das "donas-de-casa" para o mercado de trabalho, o que deu mais autonomia aos adolescentes e maior capacidade de decisão na hora de gastar.

O internauta brasileiro, de 16 a 24 anos, tem o poder de compra somado de R$ 13 bilhões anuais (2005). Nas classes A e B, 92,5% deles realizam compras na internet para consumo próprio. Já nas classes C e D são 81,2% e 80,1%, respectivamente (Ipsos,2007). Esses dados estão muito próximos, nessa faixa etária, das ações de adolescentes de países como Japão, EUA e Espanha. O próprio jovem torna-se a maior mídia disseminadora dentro do seu universo e busca referências confiáveis entre os amigos. Foi exatamente o que aconteceu com o site !ObaOba, tornou-se referência entre os jovens. Seu público é essencialmente consumidor, com faixa etária entre 18 a 35 anos e com alto poder de compra. Atualmente, contabilizam cerca de 550 mil usuários cadastrados, o que dá mais de um milhão de unique visitors. Por todos estes diferenciais, a empresa realiza bons negócios com campanhas publicitárias, tem crescido 40% ao ano e a expectativa é fechar 2007 com 50% de crescimento em relação a 2006.

"Nosso usuário é geralmente um jovem universitário que consome bastante, freqüenta festas internacionais. É um público altamente consumidor, que entra na Internet preparado para comprar e freqüentar a noite de uma forma geral", explica Fleury, sócio-fundador do !ObaOba.
Isso se confirma pela pesquisa do Almanaque IBOPE (2007), por tempo de uso, a categoria mais acessada pelos usuários é a de Entretenimento (17,1%). O total de pessoas que tem acesso à internet, com mais de 16 anos, atingiu 36,971 milhões, um aumento de 13,5% com relação a 2006. A comunicação das marcas via web é mais que uma tendência nos dias de hoje. Cada vez mais elas buscam formas de se relacionar com o jovem. É o boca-a-boca da internet que faz com que sites, como o !ObaOba, sejam tão acessados e possam levantar as vendas e-commerce.

Fonte: Adnews

Nenhum comentário: