Em 1971 a Sadia registrou um aumento de 69% no abate e processamento de frangos, reflexo do “milagre econômico” com taxas médias de crescimento do PIB de 11% ao ano. A avicultura expandia-se a passos largos no sul e sudeste, a oportunidade para o lançamento de um novo produto. Foi nesse contexto que a empresa lançou o frango defumado de preparo rápido no forno e que dispensava tempero. A comunicação foi confiada à DPZ que desenvolveu o conceito de frango veloz em torno de um personagem que lembrava o papaleguas dos desenhos animados, usava capacete e óculos, criação de François Petit. O icone ganhou logo as ruas de São Paulo em outdoors e estreou na TV, ainda em preto e branco, num trabalho de animação da Laruccia Animações e Efeitos. No post de hoje você poderá assistir dois comerciais juntos, o da estreia do personagem e um outro posterior a 1972, já no tempo da TV a cores. O certo é que o frango que auxiliava a dona de casa, se oferecendo como jantar, conquistou a simpatia dos brasileiros.
Em 1976 fez sucesso o filme, também animado pela referida produtora, em que o personagem tomava banho antes de ir para a mesa. Ganhou o nome de Lequetreque, em concurso realizado pela empresa junto aos consumidores, 1985, tudo a ver com o seu jeito terno e ao mesmo tempo espivitado. Naquele tempo a animação dos comerciais era do estúdio do Daniel Messias, mas o designer Alexandre Calheiros também deu o seu toque na reformulação do personagem. Até que em maio do ano corrente a DPZ retomou o design original do frango veloz no contexto do lançamento da campanha “Por uma vida mais Sadia”. Coube a Marcelo Laruccia fazer a transição da animação a traço para o formato 3D com recursos de alta tecnologia de computação gráfica da produtora que leva seu nome. O trabalho demorou quase um ano para ficar pronto devido à riqueza de detalhes do traço original.
Assista aos vídeos de estréia e sustentação do personagem:
Fonte: Almanaque da Comunicação
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