13 de nov. de 2007

Ogilvy inaugura função de head of art

Há três meses no cargo de vice-presidente nacional de criação da Ogilvy & Mather, Anselmo Ramos começa a implementar seu estilo de liderança. Entre contratações e promoções, ele está instituindo uma nova função, importada das agências européias, mais comumente presente nas inglesas. Trata-se do head of art, o profissional responsável pela qualidade final dos layouts das campanhas impressas ou eletrônicas.

"É como se fosse o diretor de criação dos diretores de arte. Na publicidade inglesa eles dedicam muito tempo a melhorar o produto final", resume Ramos, que diz ter comprovado de perto a eficácia da função nos últimos 12 anos, período em que atuou em agências de Portugal, Espanha e Estados Unidos. Seu objetivo é que o head of art, entre outras atividades, questione a tipografia usada nos anúncios e não deixe que as campanhas da equipe tenham todas a mesma cara. "A Ogilvy é uma multinacional aberta a modelos diferentes dos praticados no mercado brasileiro e com os quais estão acostumados os nossos clientes internacionais. Esse cenário facilita iniciativas como esta", sustenta Ramos.

Para inaugurar o posto, ele contratou o diretor de arte Denis Kakazo, com quem duplou nos anos 90 na Colucci. "A idéia de manter um head of art na equipe é bem moderna para os padrões da publicidade nacional. Vou continuar atuando em dupla e, paralelamente, ajudar a melhorar o trabalho criativo da agência", salienta Kakazo.

Depois de começar sua carreira na Colucci, o diretor de arte passou pelas equipes da DPZ, Talent, Y&R, Publicis e Neogama/BBH. Há um ano e meio estava no time da DM9DDB, criando para clientes como Guaraná Antarctica, Itaú, Bohemia, J&J e Honda Motos.

Outras mudanças já empreendidas por Ramos na criação da Ogilvy foram as contratações de quatro criativos e um remanejamento em uma das direções da área. Chegam à equipe Bruno Ribeiro (ex-Leo Burnett Portugal), Fabio Barbato (ex-Loducca) e a dupla Marcelo Padoca e Fernando Reis (ambos ex-McCann Erickson). Além disso, com a recente saída de Martan Neto, Rubens Filho foi promovido a diretor de criação, função também exercida por Amaury Bali Terçarolli (contratado no início do ano) e Virgílio Neves (há mais de dez anos na casa).

Fonte: MM Online

Nenhum comentário: