O Nescau está comemorando 75 anos no Brasil e para marcar a data lança o produto com nova fórmula e embalagem. Em 1932 os brasileiros conheceram o alimento à base de chocolate, semelhante ao Toddy (que tinha sido lançado em 1930 em Porto Rico, mas só aportaria em nosso país em 1933). Ambos os alimentos eram à base de chocolate, mas o Toddy dizia ter um leve sabor agregado de rum e esse detalhe faria a diferença, pelo menos num primeiro momento. Outros achocolatos viriam, dentre eles o Milo, mas o brasileiro encantou-se mesmo com o Toddy e somente a partir dos anos 50 com o Nescão, desde 1955 Nescau com a grafia que hoje identificamos o produto. Nescão na grafia original era a síntese de Nestle com Cacão, matéria-prima do produto e com esse mesmo nome, sem o til, foi lançado na Italia, Espanha e França. A embalagem original era a mesma que aqui reproduzimos em anúncio do Mercado Livre dos franceses, mostra uma empregada portando o produto quentinho numa bandeja. O primeiro anúncio que localizamos da época é de 1938, veiculado no O Malho, qualidade discutível se compararmos com o públicado na França em 1933, de volta às aulas, também aqui reproduzido. Chama a atenção o argumento de produto como bom para enfrentar o calor, discurso típico de refrigerantes na época. Um outro reclame, este de 1942, posiciona o produto como energético, a ilustração de um atleta fundamenta em parte o discurso de achocolatado ideal para atletas, jovens, convalescentes e idosos (?). Mas é com a chegada da TV e o “boom” das revistas dos anos 50 que o produto ganha visibilidade. Muitas ações promocionais são implementadas pela JWT e muito merchandising na TV também, incluindo comerciais como o postado aqui neste espaço do Circo Nescau, figurinos de marionetes produzidos em desenho animado pela Linxfilm. Ainda insistia no discurso de vitaminado, mas enfatizava desta vez a sua condição de “instântaneo”. Podia ser bebido quente, mas também frio ressaltava a locução em off.
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Fonte: Almanaque da Comunicação
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