1 de nov. de 2007

Tecnologia da Hitachi substitui chave de carro por leitura de veias do dedo

Cansado de procurar as chaves do carro? Pesquisadores da Hitachi estão trabalhando em uma tecnologia biométrica que permitirá a um veículo reconhecer o seu motorista por meio da leitura das veias dos dedos.

Cada dedo pode ter uma função diferente, segundo a Hitachi. Um dedo pode ser usado, por exemplo, para ligar o carro, o outro para ajustar os espelhos e um terceiro para autorizar um pagamento em um drive-thru.

A companhia não informa quando a tecnologia deve chegar aos automóveis, mas um porta-voz confirmou que a empresa está trabalhando para comercializar o sistema e que deve começar com a indústria automobilística.

O leitor de veias, semelhante ao leitor de impressão digital, funciona a partir da comparação das veias do motorista com a informação correspondente armazenada no banco de dados. O scanner lê o padrão das veias por meio de uma luz projetada no dedo.

A Hitachi vem trabalhando em tecnologias biométricas para substituir as chaves desde 1997. Em 2005, pesquisadores criaram uma tecnologia de autenticação pelas veias que permitia que uma porta fosse destrancada apenas segurando a maçaneta.

A empresa pretende usar a mesma tecnologia para oferecer acesso a prédios, computadores e caixas eletrônicos.

Fonte: Computerworld

Nenhum comentário: