12 de nov. de 2007

Tropa de Elite é o filme brasileiro mais visto em 2007

Agora é oficial. Certamente o filme brasileiro mais visto do ano por causa da febre no mercado pirata, "Tropa de Elite" assumiu também neste final de semana o primeiro lugar no ranking nacional de público nos cinemas. Segundo dados da Zazen, a produtora de Marcos Prado e José Padilha, o longa chegou a 2,040 milhões de espectadores, superando "A Grande Família - O Filme", que levou às salas 2,031 milhões.

O filme de ação sobre o cotidiano do Bope ocupa agora o décimo lugar no ranking geral de público em 2007 _o longa mais visto no ano até agora pelos brasileiros foi "Homem-Aranha 3", que fez 6,1 milhões. Em cartaz desde 5/10 em mais de 250 salas do país, "Tropa de Elite" ainda deve permanecer muitas semanas em exibição e tem boas chances de ganhar mais posições nesse ranking geral. Seu total de público até agora não está muito distante do nono colocado ("Quarteto Fantástico", 2,13 milhões), do oitavo ("Os Simpsons - O Filme", 2,22 milhões) e do sétimo ("Ratatouille", 2,27 milhões).

Por outro lado, a produção de Padilha ainda aparece bem longe das dez produções com maiores públicos na história do cinema nacional _o décimo colocado é "O Casamento dos Trapalhões" (1988), com 4,7 milhões de espectadores, e o filme mais visto até hoje nos cinemas do Brasil é "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976), com 10,7 milhões.

Se não tivesse chegado ao mercado de DVDs piratas dois meses antes de sua previsão inicial de estréia, o filme teria um desempenho ainda melhor de público? Provavelmente sim. A queda vertiginosa de público no Rio de Janeiro nas semanas posteriores à estréia indica que o sucesso da versão ilegal de "Tropa de Elite" abalou sensivelmente a freqüência nos cinemas, em especial nas regiões de mais baixa renda. Qual o impacto exato da pirataria no resultado final do longa de Padilha é a pergunta que nunca terá resposta.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: