A TV Cultura lança uma nova política comercial de captação de recursos, e agora passará a basear seu cálculo da tabela de preços do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), e não mais no Índice de Potencial de Consumo (IPC).
O modelo, desenvolvido junto à Fundação Seade, prioriza os quesitos sociais ao invés do poder de consumo alinhando-se, de acordo com Paulo Markun, presidente da TV Cultura, à busca da emissora pela formação crítica do cidadão. "O ponto central desta mudança é ter a idéia da importância hoje de ter responsabilidade social. Isso transformou-se em uma prática comum, no sentido de que toda empresa hoje deve participar deste processo".
O IPRS faz uma radiografia do Estado de São Paulo e acompanha o conceito do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sob a ótica de indicadores que permitem identificar com maior fidelidade e realismo o desempenho de suas regiões administrativas, além de mostrar a posição da cidade em relação ao desempenho médio do Estado como um todo.
Com isso, o novo posicionamento passará a graduar a riqueza de uma região considerando não somente a renda, mas também a longevidade e escolaridade dos municípios de sua área de cobertura. "Nós mudamos a maneira de calcular", explica Markun, "consideramos a audiência, mas priorizamos a responsabilidade social, porque apenas o conceito do mercado é insuficiente para provocar mudanças, e nós temos que priorizar também os que estão abaixo desse índice", completa.
Com novo conceito na formação do preço dos programas da TV Cultura foram atribuídos aos índices de cada cidade da Grande São Paulo, seus respectivos pesos.
A projeção seguirá as células definidas pela área técnica da TV Cultura, e as etapas garantem aumento de 12% de projeção para as células de Rio Claro, Jundiaí e Santos em novembro de 2007, de 14% de novas projeções para outras três células, além das anteriores até março de 2008 e de 15% para as células do Estado até outubro de 2008.
Fonte: MM Online
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