5 de nov. de 2007

'Veículos Mais Admirados' apresenta resultados

A ascenção do Google no ranking de internet é a principal novidade da oitava edição do estudo Veículos Mais Admirados: O Prestígio da Marca. Realizada pela Troiano Consultoria de Marca, com apoio do Instituto Qualibest, a pesquisa busca mapear quais são os veículos de comunicação mais bem cotados entre os profissionais do mercado publicitário. O levantamento é realizado junto a assinantes do Meio & Mensagem e usuários cadastrados no MMonline.

Organizador do estudo, Jaime Troiano destaca que, desde o começo, há mais estabilidade do que mudanças nas primeiras posições de cada meio de comunicação. Os veículos que têm conquistado maiores índices de prestígio de marca (IPM) em televisão, rádio, revista e jornal são os mesmos. "Não se pode deixar de admitir o mérito desses veículos, que têm administrado tão bem o prestígio de suas marcas", afirma, ao ressaltar que, ano após ano, o projeto vem se consolidando como mais uma referência no mercado de mídia no Brasil.

Rede Globo, O Estado de S.Paulo, revista Veja, canal GNT e rádio CBN mantém a liderança nos respectivos rankings. A alteração mais significativa é mesmo a do Google, que passou o portal UOL como marca de maior prestígio na internet, ainda que por uma diferença apertada. No ano passado o IPM do Google foi 42 e o do UOL, 44. Nesta rodada o UOL manteve o índice, mas o concorrente subiu para 46, assumindo o primeiro posto.

Votação

A pesquisa foi feita via internet e resultou em 1425 questionários respondidos e válidos, em um universo composto por anunciantes e profissionais de agências e de veículos, além de fornecedores de serviços de marketing e de comunicação. Aqueles que atuam em veículos ficaram automaticamente impedidos de votar no meio (ou meios) em que seu grupo atua, a fim de evitar distorções no resultado.

Os índices são calculados a partir da análise de informações fornecidas pelos participantes, tabulada segundo metodologia desenvolvida especificamente pela Troiano Consultoria de Marca (e especificada na página ao lado). Os votantes apontaram os atributos que consideram mais importantes em veículos dos seis meios pesquisados, para que se chegasse ao IPM de cada um deles. O índice leva em conta a frequência com que os quesitos foram associados às particularidades de cada meio. Para ser considerado, cada atributo tem de ser relacionado a um veículo por pelo menos 10% da amostra.

Veja a lista completa, clique aqui!

Fonte: MM Online

Nenhum comentário: