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Entre as marcas que patrocinaram a Olimpíada de Pequim, a Coca-Cola está no topo das conquistas nas ações de marketing na China, segundo ampla pesquisa realizada no País pela empresa chinesa CSM, joint venture entre a CTR Pesquisa de Mercado e a TNS.
A gigante mundial de bebidas se destacou entre marcas poderosas, como China Mobile, Samsung, Volkswagen e McDonald’s, conquistando a maior avaliação no Olympic Performance Index (OP Index), da CSM.
Esse índice indica o enorme benefício que reverterá à Coca-Cola com o patrocínio da Olimpíada 2008, que teve, em relação às edições anteriores do evento, um número expressivamente maior de patrocinadores.
Iniciado em 2006, o índice OP é o primeiro indicador a medir a performance total de marketing das marcas patrocinadoras, antes, durante e após os jogos olímpicos. Até o momento foram realizadas oito medições da pesquisa. O resultado da última avaliação mostra a lista de empresas que estão maximizando seus investimentos à frente da maior oportunidade de marketing esportivo da história.
Mais de 60 organizações investiram em torno de US$ 3 bilhões como patrocinadoras dos jogos. Além desse montante, a TNS estima que o total de investimentos de empresas interessadas em aproveitar a Olimpíada irão superar os US$ 5 bilhões (valor correspondente a agosto de 2006 a agosto de 2008), tornando estes jogos olímpicos a maior aposta de marketing já realizada, com investimentos que ultrapassam US$ 8 bilhões.
Ainda há um gap entre o total de investimentos nessa fase e o reconhecimento esperado pelas marcas patrocinadoras. Na média, os consumidores chineses apontaram espontaneamente o nome de apenas dois ou três patrocinadores olímpicos.
O índice OP demonstra, ainda, que muitas marcas não estão conseguindo maximizar os valores investidos. Empresas como Atos Origin, GE e BHP Billiton tiveram baixa pontuação no índice OP ao longo dos últimos dois anos. É importante observar que o marketing dessas empresas pode ser mais focado em clientes empresariais do que em consumidores.
Um mix de marcas chinesas e internacionais compõe o top 10 do índice OP, com a Coca-Cola seguida pela Yili, uma marca de produtos lácteos de destaque na China. O terceiro lugar foi conquistado pela Lenovo, fabricante de computadores e outros produtos de tecnologia. A quarta do ranking é a China Mobile, seguida da Adidas.
Matthew Brosenne, diretor de desenvolvimento de negócios da CSM Media Research, ressalta: “A Coca-Cola tem 86 anos de história e participações em jogos olímpicos, ou seja, acumula mais experiência do que qualquer outra empresa global.
Ao que parece, eles vislumbraram na Olimpíada uma oportunidade rara para posicionar sua marca como a mais aspiracional da China”, analisa. Na visão do executivo, a gigante mundial de bebidas lidera esse ranking por ter iniciado o investimento antes das outras organizações, além de demonstrar bom planejamento estratégico e aprimorar sistematicamente suas ações mercadológicas.
Via: Adnews
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