7 de ago. de 2008

Como a publicidade pode salvar uma novela

A campanha publicitária da TV Globo para alavancar a audiência da novela das 20h, A Favorita, surtiu efeito. Após veicular ao longo da semana passada extensa comunicação - que contemplava filmes em que espectadores opinavam sobre quem havia matado o personagem Marcelo Fontini e peças em jornais (leia mais aqui) -, a empreitada culminou com a participação da protagonista Mariana Ximenes (que vive "Lara", filha da vítima) no Domingão do Faustão e com enquete no Fantástico.

Ao longo do Domingão do Faustão, também foi realizada enquete em que telespectadores votavam em quem acreditavam ser a assassina: Flora, personagem de Patrícia Pilar, ou Donatela, vivida por Cláudia Raia. Ao final, num VT o autor João Emanuel Carneiro garantiu que a assassina seria anunciada na terça-feira. A pirotecnia em torno do assassinato do personagem surtiu efeito: já na segunda-feira, dia 4, a novela registrou média de 45 pontos (cada ponto de audiência equivale a aproximadamente 54 mil domicílios na Grande São Paulo), segundo dados do Ibope. O recorde foi superado ontem, terça-feira, 5, quando revelou-se que Flora era a assassina - o Ibope registrou média de 46 pontos e 65% dos televisores ligados sintonizados na emissora.

Com a estratégia empreendida pela emissora, o bom desempenho da novela deve engrenar, já que nos próximos episódios Donatela, inocente, deve ser acusada pelo assassinato de Fontini. Às 18h desta quarta-feira, 6, o assunto mais buscado no portal Globo.com era "A Favorita". No entanto, o portal de vídeos com conteúdo da TV Globo exibiu de forma aberta somente a cena de flasback do capítulo da terça-feira. O capítulo, na sua íntegra, ficou restrito apenas para assinantes do Globo.com.

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