O total de investimento no mercado de comunicação norte-americano aumentará em 5,4% em 2008, atingindo US$ 924 bilhões, com particular força no mercado de comunicação institucional, face à redução nos investimentos em publicidade tradicional.
As previsões foram divulgadas nesta terça-feira, 5, pela Veronis Suhler Stevenson (VSS), uma empresa privada dedicada às pesquisas nas indústrias de mídia, comunicação, informação e educação.
O estudo cita que fatores locais como a deterioração do mercado de consumo, a alta nos preços de combustíveis e o desemprego tem causado redução nos investimentos no setor de publicidade.
Por outro lado, a comunicação institucional continua atraindo dinheiro. O setor, que contempla áreas como serviços de informação de negócios e mídia para treinamento e educação, terá alta de 8,5%, para US$ 245 bilhões em 2008.
Segue em alta também o consumo de mídia para entretenimento, o que, na análise da VSS, ocorre como uma válvula de escape em tempos de estresse econômico.
Como um todo, a indústria crescerá nos próximos quatro anos mais do que a previsão do PIB daquele país, 6,2% contra 5,6%, chegando a atingir US$ 1,2 trilhões em 2012.
Outro fenômeno previsto é a mudança de investimentos da publicidade tradicional para a alternativa. Esta última atingirá US$ 81 bilhões em 2008, com crescimento de 21% e representando com 18% de todo o investimento em propaganda e marketing.
Como publicidade alternativa, entende-se pela métrica da VSS uma ampla gama qua passa por busca online, marketing boca-a-boca, publicidade em videogames e redes sociais, dentre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário