Com o objetivo de facilitar o acesso a informação para pessoas que não sabem ler, escrever ou que não tenham acesso à internet, o laboratório da IBM na Índia (IRL, em inglês) está liderando as pesquisas sobre o "Spoken Web" ou web baseada em voz.
O projeto vai aproveitar a proliferação de celulares em países onde a internet não é tão difundida, como é o caso a Índia. A nova tecnologia permitirá que comunidades criem e espalhem conteúdos locais, além de conduzir transações em sites de comércio eletrônico através de palavras ditas no telefone.
Segundo o diretor do IRL, Guruduth Banavar, o celular possui mais espaço do que os PCs e a internet, por isso a empresa busca disponibilizar as informações da web para as pessoas que estão mais familiarizadas com o aparelho.
O Spoken Web utilizará tecnologias como o VoiceXML e HSTP (hyper speech transfer protocol). Através do novo serviço da IBM, as pessoas poderão criar e navegar em "VoiceSites"com URL própria ou acessar "VoiceLinks".
Banavar ainda disse que essa tecnologia é um reflexo da web na rede de telecomunicações, funcionando como uma "world wide telecom web" de VoiceSites.
Via: Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário