3 de set. de 2008

Jornal se mantém como fonte de informação mais confiável

Executivos foram entrevistados pela CDN Estudos & Pesquisa, que também mostra que a internet é o meio com menos credibilidade

No período de 28 de maio e 8 de julho, a CDN Estudos & Pesquisa entrevistou 500 executivos que ocupam cargos de liderança em médias e grandes empresas para avaliar a importância e a credibilidade atribuídas pelos profissionais aos diferentes tipos de mídia, o peso de cada um deles na formação de opinião, os hábitos de leitura, o impacto e a repercussão de notícias positivas e negativas, e a avaliação da notícia em relação à publicidade.

Entre os executivos, o jornal se mantém como a fonte de informação mais confiável. O jornal e a TV seguem como os meios de maior alcance entre os entrevistados. A Internet apresentou um aumento acentuado na penetração, mas ainda não é confiável como fonte de informação sobre mercados e empresas. A Revista, que vinha de patamares baixos em 2005, aumenta alcance e confiabilidade. O Rádio cresce em alcance e credibilidade em relação aos anos anteriores, mas perde em comparação com os demais meios. Está em situação intermediária em confiabilidade: ganha de TV e Internet e perde para jornal e revista.

Jornais

No quesito "Negócios e Mercado", o jornal de maior credibilidade é o O Estado de S. Paulo, citado por 21% dos entrevistados como de "tradição e credibilidade da informação, não é tendencioso e tem profissionais capacitados". Já O Globo registrou um crescimento no hábito de leitura de 29% para 41% e é o segundo em credibilidade, com 19%.

Um outro dado relevante foi o crescimento registrado pelos jornais de economia e negócios, Valor Econômico e Gazeta Mercantil, tanto em hábito de leitura, como em credibilidade e presença no dia-a-dia dos executivos. No item “leitura na empresa”, o Valor pulou de 8% Para 28% e ocupou a primeira posição entre os principais jornais. Em segundo lugar, vieram Estadão e Folha, com 24% e, em terceiro, a Gazeta Mercantil, que saltou de 4%, em 2005, para 23% em 2008.

A internet

Em termos de alcance, a internet apresentou um crescimento considerável: em torno de 30 pontos percentuais (passou de 61% em 2005 para 94% agora). É o terceiro meio de maior penetração, ficando atrás somente de jornal e TV, mas já ocupando o segundo na hierarquia da consulta. A internet passou a TV e ocupa a segunda colocação na questão "Qual desses veículos você utiliza em 1º lugar?". Os sites de maior credibilidade são: UOL, 30%, Terra, 15% e G1, 7%. Já os mais acessados são UOL, com 52%, Terra, 37% e IG, com 20%. Em comparação com os demais meios, no quesito confiabilidade, a internet aparece em último lugar.

Revistas
O meio revista no item "Negócios e Mercado" cresceu em credibilidade e ocupa a segunda posição, atrás somente dos jornais, com 8% muito confiável e 33%, confiável. A Veja aparece em 1º lugar em credibilidade, com 43%, seguida da Exame, com 17%, e Época com 11%.

TV

O alcance da TV permanece alto: 97% dos entrevistados afirmaram que costumam assistir aos noticiários da TV. E desse total, 86% assistem a Globo, 38% a GloboNews e, 30%, a Record. A Bandeirantes passou de 48% para 24%, e o SBT caiu de 47% para 14%. Entre os noticiários, os de maior audiência são: Jornal Nacional, com 72%, Jornal da Globo, com 32%, Globonews, com 19%, e Jornal da Band, com 18%.

Rádio

O meio rádio foi citado por 77% dos entrevistados quando consultados sobre "quais desses meios de comunicação você costuma utilizar para manter-se informado?". Em relação a 2005, quando o rádio foi citado por 63% dos executivos, houve um crescimento, mas mais modesto do que revista que passou de 64% para 92% e interneti que saltou de 61% para 94%.

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