De olho no desafio de aumentar o número de acessos únicos do site de 500 mil para 3,5 milhões até o final deste ano, e atingir um público mais jovem, a Contigo (Editora Abril) iniciou em meados de junho reestruturação em sua página na internet. As mudanças já podem ser notadas e englobam desde novas seções até uma cobertura de conteúdo mais ampla e exclusiva. A idéia, segundo a publisher da revista, Cláudia Giudice, é a de diferenciar os dois produtos, dando ares de independência da revista ao site. “Hoje, a receita do site representa menos de 10% do da revista. Queremos reverter essa situação”, explicou Cláudia, ressaltando que o projeto foi inspirado na página digital da publicação americana People, que movimenta milhões por ano.
A parte de anúncios e patrocínios também ganha novos formatos, com objetivo de aproximar a relação entre o público e o anunciante. O foco será a exploração da experiência. "Vamos oferecer anúncios seqüenciais, que terão várias etapas. Por exemplo, um mesmo produto será divulgado em mais de uma seção do site. Em cada uma delas, de maneira diferente e com mapeamento na taxa de clicagem", explicou o diretor online da Contigo, Giuliano Girondi.
Outra aposta será na identidade do patrocinador com o conteúdo. Segundo o diretor, será considerada a relação do investidor com os canais apresentados, visando agregar valor à marca e à editoria em questão. Nesse ponto, a oferta será maior que a da revista, uma vez que existirão editorias no site ausentes no conteúdo impresso, como é o caso das que abordam cinema e teatro. "Também lançamos uma galeria de fotos exclusiva, com ensaios temáticos e lúdicos, além da seção 'Adivinha quem é', que traz uma foto não óbvia de um artista que os leitores têm de indicar o nome", disse.
Até agora, cerca de 50% das mudanças já estão no ar, sendo que no início de 2009 o site deve estar totalmente reformulado. Com os atuais resultados (o número de acessos únicos já pulou de 500 mil para 2 milhões em dois meses), a equipe comercial já prepara kit de propostas para oferecer aos anunciantes. "Por enquanto, continuamos com os mesmos clientes, mas pretendemos triplicar a receita no ano que vem", afirmou, não especificando valores Giuliano.
Atualmente, 70% do público leitor do site da Contigo são mulheres, por isso, o conteúdo continua a seguir os interesses dessa maioria. Já a faixa etária está entre 25 e 35 anos. O objetivo, segundo Girondi, é ampliar esse intervalo, atraindo também os leitores acima dos 20.
Via: PPMK
Nenhum comentário:
Postar um comentário