2 de out. de 2008

Ibope/NetRatings aponta 24,3 milhões de usuários na web em agosto

Em agosto de 2008, 24,3 milhões de pessoas usaram a internet a partir de computadores domiciliares no Brasil, segundo o IBOPE//NetRatings. Esse número é 2,6% maior que o do mês anterior e 26,1% superior ao de agosto de 2007. Em dois anos, o uso da internet residencial cresceu 78%. O número de pessoas que moram em residências em que há computador com acesso à internet também cresceu e atingiu 36,3 milhões.

O tempo de navegação do brasileiro em agosto de 2008 foi de 23 horas e 50 minutos, 4,3% menos que o tempo de julho, porém 1,6% mais que o de agosto de 2007 e 19,2% maior que o de agosto de 2006. O Brasil continua com o maior tempo por pessoa entre os dez países acompanhados pela pesquisa da Nielsen Online, logo à frente do Reino Unido, que em agosto alcançou 21 horas e 45 minutos, e da Alemanha, que ficou com 21 horas e 2 minutos.

Para todos os ambientes (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas, telecentros) o IBOPE//NetRatings passou a indicar a marca de 42 milhões de pessoas com 16 anos ou mais de idade com acesso à internet, no segundo trimestre de 2008.

Na navegação domiciliar, a categoria que mais cresceu percentualmente no período de um ano foi “Viagens e Turismo”, com evolução de 52,2%, seguida por “Notícias e Informações”, que apresentou crescimento de 35,9%, e por “Comércio Eletrônico”, que aumentou 34,6%. Na comparação com o mês anterior, cresceram proporcionalmente mais “Educação e Carreira”, com 11,3%, e “Família e Estilos de Vida”, com 7,3%.

Por causa da realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, o grupo dos sites de “Esportes” registrou o maior crescimento em números absolutos em agosto, ao ganhar 1,9 milhão de novos usuários e atingir audiência de 10,8 milhões de pessoas.

O número de usuários de sites de “Esportes” no Brasil correspondeu a 44,5% do total de usuários ativos do mês e superou os 42,2% de alcance de julho do ano passado, quando foram realizados os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Também foi o maior alcance durante a Olimpíada entre os dez países monitorados com a mesma metodologia. Navegaram em sites esportivos em agosto de 2008 42,2% dos internautas domiciliares da França e 42,1% do Reino Unido. “Em alguns países europeus, os internautas navegaram mais em sites de esportes no mês de junho, durante a Eurocopa 2008”, informou José Calazans, analista de mídia do IBOPE//NetRatings.

“O que diferenciou o Brasil dos demais países foi o interesse dos internautas brasileiros pelos jogos ter começado já em julho, sobretudo entre as mulheres, além de uma maior procura por vídeos durante a competição”, comentou o analista. “O Brasil também apresentou forte crescimento da proporção de crianças navegando em sites esportivos no mês da Olimpíada.”

Via:Adnews

Nenhum comentário: