Obama é um fenômeno quando se trata de anúncios na TV e foi eleito o anunciante do ano em uma recente eleição do Ad Age. A nova façanha de Obama foi a exibição de um comercial de meia hora exibido em horário nobre do candidato presidencial democrata Barack Obama.
Comenta-se que o anúncio tenha custado um total de US$ 6 milhões, o que faria do comercial a mais cara publicidade da história da TV americana. O anúncio foi exibido às 20h do horário de Washington (22h de Brasília) nas redes CBS, NBC e Fox.
Todas as emissoras fizeram reajustes para abrigar o comercial na programação. Até mesmo a Liga de Beisebol do país atrasou o início de uma partida de sua Série Mundial, transmitida pela rede Fox, para permitir a exibição do comunicado de Obama.
A veiculação de um anúncio político é feita raramente nos Estados Unidos. Antes de Obama, apenas o candidato independente e bilionário Ross Perot havia comprado em 1992 faixas de programação de trinta minutos em redes de TV.
Obama obteve um total de US$ 660 milhões em doações - cifra superior ao dobro do total colhido pelo republicano. Ele, ao contrário de seu rival, não recorreu ao financiamento público da campanha.
Por conta disso, o democrata tem superado em muito o republicano John Mccain em termos de anúncios de TV e de rádio, que têm sido exibidos em Estados considerados cruciais para a disputa deste ano.
A campanha do democrata tem exibido um total de 7.700 comerciais por dia, o dobro do que vem sendo divulgado pela campanha de McCain.
Com informações da BBC Brasil
Redação Adnews
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