Nosso amigo fez uma pesquisa pessoal: consultou 16 boas agências brasileiras e internacionais sobre os prazos de produção de banner, campanha e hotsite. Perdemos.
Por Ricardo Cavallini
Sou um dos raros exemplares que começou a trampar com internet logo no início (1995) e ainda está no Brasil. Como sou muito chato, meus pares não me agüentaram e foram trabalhar em agências lá fora. Por isso tenho facilidade para conhecer outras metodologias e conseguir algumas informações interessantes. Resolvi então fazer uma pequena comparação perguntando qual o prazo médio que as agências (gringas e brazucas) tem para fazer um site médio; um hotsite; um banner e uma campanha de mídia.
Pedi os prazos totais em dias corridos, da entrada na agência à entrega, contando com tudo: planejamento, arquitetura de informação, criação, produção, controle de qualidade, etc. O famoso “de cabo a rabo”. No caso dos brazucas, mais no rabo que no cabo.
A pedido de alguns respondedores, não divulgarei os dados em aberto nem os nomes das agências. Falei com 16 agências sendo oito brasileiras, uma canadense, quatro inglesas e três americanas. Todas grandes e reconhecidas.
Pedi os prazos mais comuns, ignorando aquelas bombas (que aparecem mesmo lá fora, principalmente em concorrências) ou projetos abastados.
Claro, não é nenhuma pesquisa cuja metodologia seria aprovada por alguém sério, mas o objetivo era apenas dar uma idéia do tamanho da diferença. Os valores comparando agências do mesmo país foram bem parecidos, o que aumenta a credibilidade. Além disso, os valores variaram menos nos projetos que poderiam ter entendimentos diferentes.
Por exemplo, um banner é um banner, mas um site médio pode ser diferente no entendimento de cada profissional ou cada agência.
Observação: dos valores abaixo, “menor prazo” e “maior prazo” são referentes aos valores médios passados pelas agências (gringas e brazucas) e não o menor ou maior prazo que a agência teve alguma vez em determinado projeto.
Banner
* menor prazo: algumas horas (que transformei em 1 dia)
* maior prazo: 45 dias
* os americanos tem 20 vezes mais prazo que os brasileiros
* os ingleses tem 5,67 vezes mais prazo que os brasileiros
* a única agência canadense pesquisada não passou prazo
* os gringos tem 11,81 vezes mais prazo que os brasileiros
Campanha de mídia
* menor prazo: 3 dias
* maior prazo: 60 dias
* os americanos tem 10,26 vezes mais prazo que os brasileiros
* os ingleses tem 10,26 vezes mais prazo que os brasileiros
* a única agência canadense pesquisada não passou prazo
* os gringos tem 10,26 vezes mais prazo que os brasileiros
Hotsite
* menor prazo: 5 dias
* maior prazo: 120 dias
* os americanos tem 7,94 vezes mais prazo que os brasileiros
* os ingleses tem 5,48 vezes mais prazo que os brasileiros
* a única agência canadense tem 5,71 vezes mais prazo que os brasileiros
* os gringos tem 6,43 vezes mais prazo que os brasileiros
Site médio
* menor prazo: 15 dias
* maior prazo: 180 dias
* os americanos tem 3,76 vezes mais prazo que os brasileiros
* os ingleses tem 3,29 vezes mais prazo que os brasileiros
* a única agência canadense tem 3,76 vezes mais prazo que os brasileiros
* os gringos tem 3,53 vezes mais prazo que os brasileiros
Esta diferença é reflexo de uma realidade bem mais complexa e que vai além da questão dos prazos.
Não fiz esta pesquisa para alguém ficar reclamando da vida, mas não deixa de ser um tapa na cara. Tirando uma média burra total, os americanos têm dez vezes mais prazo que os brasileiros. Isso nos faz melhores ou piores? Deixo essa discussão para outra ocasião ou para os comentários de vocês.
Fonte: Webinsider
2 comentários:
não entendi a razão de termos menos prazo...
a razao esta diretamente ligada ao nosso mercado. Somos o povo que mais consome internet no mundo, vivemos mais conectados do que o resto...isso reflete na publicidade - que é um espelho da sociedade.
Dessa forma, como temos mais demanda, trabalhamos mais...por isso que quando um brasileiro vai trabalhar la...ninguem consegue ganhar do cara. Isso deveria ser visto de uma maneira ate certo ponto positiva pois mesmo com toda essa pressao ainda conseguimos ser o pais mais premiado do mundo na categoria.
Postar um comentário