Crianças cada vez mais tecnológicas
Estudo do Cartoon Network revela, por exemplo, que 62% do público entre 7 e 15 anos têm celular. Laptop, palm top, celular, computador e TV são aparelhos que fazem parte do quarto ideal de uma menina de 11 anos, pesquisada em estudo sobre valores e tendências do canal Cartoon Network (Turner). A conectividade e a forte presença da tecnologia foram destaques do levantamento, que analisou crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. Essas características, aliás, estão diretamente ligadas à Geração Y, aquela com nascidos entre 1977 e 1997 e que apresenta um novo tipo de consumidor.Ao longo de 2005 e no início deste ano, o Cartoon se debruçou sobre o universo infantil e adolescente para aprofundar seus conhecimentos sobre seu público-alvo. Três estudos foram realizados no período, os quais pesquisaram preferências, hábitos, valores e tendências de meninos e garotas de 7 a 15 anos.A conectividade é ressaltada quando o quarto das crianças é analisado. O estudo indica que 78% dos meninos têm TV paga em seu dormitório, número que recua para 68% no caso das garotas. Entre os pesquisados, 47% possuem o videogame Playstation (Sony) e 17% das meninas têm o aparelho. O computador com internet de alta velocidade está presente em 37% dos quartos dos garotos e 31% das meninas. "Elas dão menos importância para tecnologia e esportes, ao contrário dos meninos", diz a gerente de pesquisa da Turner, Renata Policicio, ao acrescentar que as garotas estão ligadas à comunicação e sociabilização.TV e jogos: os preferidosAssistir à TV e jogar são as atividades preferidas das crianças quando estão em seu quarto, segundo o levantamento. Aliás, a média de tempo na frente da TV é de três horas por dia. Jogos estão fortemente inserido no cotidiano das crianças, principalmente do meninos. Eles chegam a passar, nos fins de semana, cerca de uma hora e meia diante dos consoles. Já as meninas dedicam quase uma hora enviando emails ou em bate-papos e chats.Símbolo de tecnologia, os celulares estão cada vez mais inseridos no universo de crianças e adolescentes. Estudo elaborado paralelamente sobre o uso dos aparelhos revela que 62% dos entrevistados têm este tipo de telefone e a 34% informou que a maioria dos colegas possuem celulares.O levantamento aponta que o produto não é simplesmente usado para a comunicação, mas, principalmente, para jogar: 79% dos pesquisados praticam essa atividade com seus aparelhos. Tanto que a maioria dos entrevistados recebe e realiza entre uma e três ligações por dia.Quando analisadas as crianças que não possuem celulares, 80% disseram que gostariam de ter um. Atento a esse potencial, o Cartoon Network já negocia com operadoras de telefonia móvel para ações ligadas aos telefones portáteis. A pesquisa mostrou, entretanto, que não há uma marca fortemente ligada ao público infantil: 20% dos avaliados disseram não saber quais companhias telefônicas são para garotos da idade dele. "Nenhuma operadora fez campanha específica para criança", afirma a gerente de pesquisa.
Um comentário:
Essas criancas de hoje serao a base da nova geracao - a geracao digital do consumo - que vai ter como base de tudo...a internet.
Postar um comentário