29 de mai. de 2007

Crianças e jovens assistem mais de três horas de TV por dia

As crianças e os jovens assistem a mais de três horas de TV por dia, 78% durante a semana e 72% no sábado. As meninas têm mais restrições de tempo do que os meninos e as crianças assistem mais aos programas com os irmãos, seguido pelos pais e amigos.

Os dados foram apurados pelo canal Nickelodeon e pelo Instituto Multifocus, em pesquisa sobre os hábitos de audiência de crianças e jovens.

Dentre as questões abordadas pela pesquisa, o estudo busca entender se meninos e meninas têm preferências distintas, de que forma a idade influencia na escolha dos programas, qual a média de horas de TV assistidas por semana e quais os gêneros preferidos da meninada, entre outros.

De acordo com o estudo, os horários nobres são de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h; sábado, das 12h às 18h; e domingo, das 18h às 22h. A freqüência que cada criança assiste a TV depende da família e algumas crianças revelaram que o aparelho fica ligado o dia todo em casa.

Os pequenos telespectadores disseram, na sua maioria, serem eles próprios os “donos” do controle remoto, apesar das recomendações ou proibições dos pais. Mesmo quando a família não está por perto, grande parte diz que segue o conselho dos mais velhos e assiste apenas às atrações permitidas.

Do total entrevistado, 94% consideram o gênero "aventura" como "legal". Programas com pegadinhas, clipes e bandas de música conquistaram o segundo lugar, com 88% de aprovação. Meninas ainda preferem mais programas live action, com personagens reais.

A garotada gosta mais de assistir TV no quarto, mas ao lado da família. Os horários compartilhados com as mães são mais durante a manhã e na volta da escola.

De acordo com a pesquisa, as mães costumam proibir desenhos de luta, embora este não seja o gênero preferido das crianças.

A pesquisa considerou a análise de especialistas sobre os cinco estágios evolutivos da criança/adolescente, de dois a 15 anos, que ocorrem por meio de quatro atributos variantes: distinção entre fantasia e realidade; aprendizado por intermédio da repetição e da descoberta; definição de identidade feminina e masculina; e humor concreto e abstrato.

Os estágios dividem-se em cinco etapas das idades de dois e três anos; quatro a seis; sete a nove; 10 a 12; e 13 a 15.

Crianças de dois a seis anos compartilham as mesmas características como a não distinção do que é fantasia e realidade, integração dos gêneros, humor visual e o aprendizado expresso na necessidade de assistir a programas repetidos, para lhes dar maior segurança.

O terceiro estágio (sete a nove anos) apresenta mudanças que se estendem até os 15 anos, como a separação entre o real e o imaginário, a valorização da descoberta e a diferenciação dos gêneros. É também nessa fase que o humor passa a ser verbal.

A partir dos 10 anos, os pré-adolescentes revelam o início do senso crítico autônomo e definição distinta de papéis que permanecem presentes em jovens até 15 anos.

Somente a música e o movimento são elementos presentes durante toda a vida dos pequenos e dos adolescentes.

A pesquisa teve três fases: entrevistas com especialistas; pesquisa qualitativa com crianças de 4-15 anos e mães das crianças 4-6 anos; e pesquisa quantitativa com 309 entrevistados de 8 a 15 anos, das classes A e B. O público entrevistado era necessariamente assinante de TV por assinatura, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

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