Estudo especial realizado pelo Ibope Mídia, por meio do produto Target Group Index, dividiu a população brasileira em três categorias, a partir de suas opiniões em relação a diversos assuntos e intensidade de consumo dos meios de comunicação.
As categorias identificadas foram: For Fun, Exploradores e Analógicos. Confira abaixo o perfil e percentual de cada um dos perfis atitudinais identificados:
- 45% classificados como For fun: são os solteiros de até 24 anos, pertencentes às classes C e DE. Espelham-se nos personagens das novelas, valorizam marcas divertidas, são impulsivos na hora de fazer compras em supermercado, não querem assumir responsabilidades e revistas são sua maior fonte de conhecimento;
- 27% são os Exploradores: com idade média de 32 anos, são solteiros das classes A e B, fluentes em inglês e realizam trabalhos voluntários. As pessoas desta categoria têm a internet como maior fonte de informação, são independentes e bem-informadas, principalmente em relação aos avanços tecnológicos. Têm interesse por acontecimentos internacionais e estão plenamente felizes com seu padrão de vida;
- 28% são os Analógicos: casados, com mais de 35 anos, normalmente acima do peso. Mais da metade destas pessoas tem alguma criança sob sua responsabilidade. Eles aceitam as pessoas (independente da opção sexual), gostariam de participar de sorteios e promoções e preferem empresas que combatem as desigualdades sociais.
A partir dos dados, o Ibope Mídia analisou cada um dos grupos pelos seus hábitos e comportamento, enquanto consumidores.
Dentre as conclusões, o instituto verificou que o grupo For Fun prefere pagar a prazo e freqüentemente compra por impulso. No grupo de Exploradores, as pessoas são mais fiéis às marcas, valorizando as mais refinadas e inovadoras, principalmente as que facilitam seu dia-a-dia. Na terceira categoria, os consumidores procuram preços mais baixos, preferem adquirir produtos de marcas tradicionais e recebem grande influência dos filhos na hora de gastar.
O Target Group Index completa oito anos de existência e é um estudo "single source" que, a partir de uma amostra de 11 mercados, apresenta hábitos de mídia, consumo de produtos, hábitos e atitudes da população e diário de atividades.
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