A Alemanha é o país que mais trabalhos conseguiu emplacar no shortlist de Promo: 25. Trata-se de um resultado excelente, se considerado que a segunda colocada é a Austrália, com 9 peças finalistas.
Esses números podem ser interpretados da forma simples, com os alemães no topo do pódio do shortlist. Mas, quando analisada a quantidade de peças inscritas por cada país, o desempenho australiano foi muito melhor do que o alemão. Isso porque a Alemanha somou 196 peças disputando o Promo Lions, enquanto a Austrália inscreveu 32.
Estados Unidos, Nova Zelândia, Japão, Espanha e África do Sul classificaram 6 trabalhos cada um no rol de finalistas, enquanto a Holanda classificou 5, e a Suíça e a Rússia, 3 cada. Brasil, Inglaterra e República Dominicana emplacaram 2 cases cada. Têm apenas um finalista os países Uruguai, Cingapura, Malásia, Suécia, Portugal, Colômbia, Bélgica, Israel, Tailândia.
Merece destaque o fraco desempenho de Inglaterra e Brasil nessa competição. Os ingleses inscreveram 40 cases e os brasileiros, 62, mas ambos emplacaram apenas dois finalistas cada. Os Estados Unidos, berço do marketing promocional, também não foi muito bem, pois inscreveu 96 trabalhos no festival e teve apenas seis indicações no shortlist.
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