Um Boeing 737 da companhia aérea Gol adesivado com o personagem Homer Simpson poderá ser multado pela prefeitura caso sobrevoe a cidade de São Paulo, pouse ou decole em Congonhas.
Segundo a Gol, a aeronave foi adesivada para promover uma ação de marketing do filme Os Simpsons - O Filme, que tem estréia marcada para sexta-feira (17). A empresa promove também um concurso cultural –que distribuirá prêmios como um videogame de última geração– e campanha publicitária nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont (Rio).
A nota enviada pela assessoria de imprensa da companhia informa que, ao embarcar, os passageiros serão “surpreendidos” pela imagem de Homer Simpson correndo atrás de uma rosquinha ao longo das janelas da aeronave. O adesivo vai da asa até a cauda do aparelho.
A Gol informa ainda que a aeronave voará para diversos destinos brasileiros até outubro e não terá um itinerário fixo. Apesar de realizar uma ação de marketing no aeroporto de Congonhas, a empresa não informa ser realizará pousos e decolagens com o aparelho no terminal.
Para Regina Monteiro, diretora da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), da forma como está, a ação de marketing da companhia aérea realiza publicidade e estimula, indiretamente, os clientes a optarem por voar pela empresa no momento de viajar. “É um outdoor ambulante”, afirma Regina.
Ela comparou o caso da Gol ao de um dirigível que foi impedido de sobrevoar pela Lei Cidade Limpa
Ainda segundo Regina, embora qualifique a ação como uma promoção cultural, a Gol se beneficia do fato de ter o adesivo na aeronave. A reportagem da Folha Online enviou as duas imagens fornecidas pela assessoria de imprensa da GOL para análise da diretora. “Fiquei pasma ao ver as fotos. Ninguém acreditava que isso viesse a acontecer”, afirmou a diretora da Emurb.
Lei
O sobrevôo do Boeing da Gol adesivado se enquadra no artigo 12 da lei Cidade Limpa. O item 10 do artigo considera como paisagem urbana todos os anúncios visíveis em “aeronaves em geral e sistemas aéreos de qualquer tipo”, daí a irregularidade, segundo a diretora.
Outro lado
A assessoria de imprensa da Gol e da Fox Film do Brasil foram procuradas para comentar o assunto, mas não haviam dado resposta dos pedidos de esclarecimentos feitos pela reportagem até as 17h25 desta quinta-feira.
Quem não se lembra do vídeo, está aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário