14 de set. de 2007

Conar recomenda alteração de propaganda do pacote Trio Telefônica

O Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar) recomendou a alteração da campanha do pacote de serviços Trio Telefônica, informou a Net Serviços, que entrou com a representação contra a concorrente, julgada na quinta-feira (13/09).

“Diante de incoerências e falta de informação essencial na oferta da Telefônica, a NET Serviços decidiu recorrer ao Conar, a fim de buscar transparência na comunicação da concorrente e preservar a integridade do consumidor”, escreveu a empresa, em um comunicado à imprensa.

A Net divulgou no dia 24 de agosto um comunicado questionando as vantagens oferecidas pelo pacote Trio da Telefônica, lançado uma semana antes, que une telefonia fixa, banda larga e TV paga e no qual a operadora alega ter zerado o custo das ligações locais dentro da sua base de assinantes.

"É importante notar que a oferta da empresa concorrente não inclui o custo da assinatura básica da linha telefônica, que é de 37,98 reais (preço no estado de São Paulo). É necessário também somar o preço do provedor de acesso, 19,90 reais mensais, cuja contratação é obrigatória na política comercial do produto de banda larga daquela empresa", diz a NET, no comunicado.

Dessa forma, a despesa mensal do consumidor sobe de 99,90 reais iniciais para 127,78 reais já na primeira fatura, segundo a operadora de cabo. A NET alega também que o que é designado como “ligações locais sem limites” pela concorrência é, na verdade, um plano limitado a 2.000 minutos locais entre terminais fixos da Telefônica, com necessidade de contratação adicional ao plano básico.

A Telefônica se posicionou sobre a decisão em um comunicado, dizendo que o julgamento foi precedido de audiência de conciliação entre as partes, realizada em 04/09. “Antes mesmo dessa data, por iniciativa própria, a Telefônica já havia alterado parte de sua comunicação sobre o produto Trio, tornando-a ainda mais transparente”, disse a empresa.

A empresa enfatizou ainda que “não houve sustação da campanha da Telefônica, como pretendiam os denunciantes”.

Respondendo às críticas à campanha, a operadora afirmou que o cliente é orientado a procurar o call center da empresa nas propagandas, sendo esclarecido a respeito dos valores cobrados.

Quando ao serviço de voz ilimitado de fixo para fixo, a Telefônica alega que “está certa de que os 2.000 minutos oferecidos são suficientes para que um usuário médio fale, de fato, à vontade e sem custo adicional”.

Fonte: IDG Now

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