12 de set. de 2007

Marketing sim, na dose e no momento certos

Na semana passada, uma pesquisa do Ibope revelou que 46% dos brasileiros consideram as ações de responsabilidade social e ambiental uma mera estratégia de marketing das empresas. Em síntese, ainda prevalece uma percepção de que as corporações "vendem" mais do que realizam e que fazem apenas com o propósito de mostrar que fazem.

Essa conclusão não chega a ser nenhuma surpresa. Entre as perguntas freqüentes a este colunista, a mais recorrente é a que relaciona os investimentos em sustentabilidade com objetivos de marketing, sejam eles institucionais, para melhorar a imagem de marca, ou promocionais para valorizar produtos.

Em todas, sobressaltam uma desconfiança e uma certeza. Os leitores mais críticos desconfiam que as empresas exageram nos seus feitos, relatam apenas a parte que mais as interessa e escondem a face, digamos, menos sustentável do seu ser. Eles estão certos também de que as empresas fazem bem menos do que fariam se essas ações não representassem um valor crescente para os negócios na percepção dos consumidores e da sociedade; por isso crêem que a intenção - que classificam com a palavra "oportunista"--, diminui a validade do gesto.

Fonte: e-Learning Brasil

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