28 de set. de 2007

Menina estampa campanha publicitária sem saber

Alison Chang, uma garota de 15 anos do Texas, Estados Unidos, tomou um susto após se ver em um anúncio da divisão australiana da operadora de telefonia celular Virgin Mobile. Uma foto tirada por seu tutor Justin Wong e publicada no site Flickr foi utilizada para estampar uma grande campanha publicitária. A imagem foi utilizada sem qualquer aviso ou pagamento, isto porque foi publicada na Internet sob a licença Creative Commons, que dá direitos comerciais sobre as criações, pedindo aos utilizadores apenas que creditem o autor, citando seu nome e como encontrá-lo.

A família da garota retratada em um de uma centena de cartazes da campanha feitas no mesmo molde, com fotos reutilizadas do Flickr, acredita que o uso da imagem foi insultante e humilhante. No anúncio, a menor aparece abaixo da frase Dump your pen friend (algo como "Livre-se do seu amigo de correspondência") e no rodapé a frase Free Text Virgin to Virgin, que abre margem ao duplo sentido se interpretado como "de virgem para virgem".

A família procurou auxílio de advogados e está movendo um processo contra a divisão americana da Virgin Mobile e contra a Creative Commons Corporation, procurando compensação pela humilhação da garota, que já foi apelidada de dump your pen friend girl.

Enquanto muitos fotógrafos e artistas da web já conhecem os termos legais e as implicações de disponibilizar seus trabalhos com licenças que permitem o uso comercial gratuito, como é o caso da Creative Commons, a família acredita que a organização falhou em instruir e alertar corretamente Justin Wong para as implicações e efeitos de uso desta licença.

A Virgin alegou ter trabalhado apenas nas exigências da Creative Commons, que segundo a própria companhia tem um espírito compatível com a dela. Alguns, todavia, acreditam que pelo fato da garota ser menor de idade a campanha poderia tomar outro rumo por questões de pedofilia.

Damon Chang, irmão de Alison, explica em um longo comentário publicado no site Flickr sua insatisfação, alegando que a companhia falhou por não ter notificado Wong ou ainda por ter limitado o crédito fornecendo apenas um link para o endereço do fotógrafo. Damon ainda apela para o fato de que a irmã é menor de idade, é uma garota e teve sua foto encontrada por um completo estranho em um ponto de ônibus, o que teria deixado sua mãe desconfortável. É claro que o incômodo de ter sido vista por um completo estranho pode ser rebatido com o fato de que a foto foi publicada na Internet, em uma comunidade acessada diariamente por milhares de usuários.

O caso abre margem para o debate, que segundo o The Register, é apenas mais um episódio em uma série de confusões envolvendo a licença Creative Commons. Por não ser devidamente creditado, Justin Wong pôde alterar a licença de todas as imagens para "Todos os direitos reservados", que impede o uso da maneira que foi feito, entretanto não se sabe como isso impactará no caso.

No começo de 2007, o consultor de marketing Seth Godin usou uma licença semelhante para um livro gratuito que escreveu, mas acabou descobrindo que sua criação foi impressa e vendida comercialmente sem seu conhecimento ou qualquer tipo de compensação. O caso, que rendeu inclusive uma comunidade aberta no Flickr para o debate (tinyurl.com/2ue9fw), serve de aviso e alerta, para evitar que outros usuários tenham dores de cabeça semelhantes. Certamente a exposição de um caso como este dará outra visão aos tipos de licença, ao menos aos fotógrafos do Flickr.

Fonte: Magnet

Nenhum comentário: