A Apple anunciou na sexta-feira (31/08) a saída da NBC Universal do serviço de venda de conteúdo online iTunes.
Segundo a Apple, a emissora queria aumentar os preços dos seriados vendidos no site a tal ponto que cada episódio sairia por 5 dólares - o valor atual para qualquer vídeo no iTunes é de 2 dólares.
Segundo o analista James McQuivey, da Forrester Research, a saída da NBC é mais prejudicial à Apple do que à emissora e sinaliza uma resistência das empresas de mídia à potencial predominância da empresa de Steve Jobs na venda de vídeos online.
Programas da ABC, CBS, Fox e The CW, além de outros 50 canais de cabo, estão disponíveis no iTunes, pela taxa fixa de 2 dólares.
Para McQuivey, a saída da NBC revela que o iTunes tem menor poder de influência sobre a indústria de vídeo que sobre a de música, já que nenhuma grande gravadora poderia arcar com a saída do serviço.
O iTunes deve responder pela maior parte das vendas online de vídeos neste ano, que devem movimentar 300 milhões de dólares, segundo o Forrester. O instituto estima que a NBC vai faturar 60 milhões de dólares por meio do site da Apple neste ano.
A perda de receita, contudo, não será “um custo tão grande se ajudar a reduzir as aspirações monopolistas da Apple no mundo do vídeo”, avaliou McQuivey.
Além disso, a NBC está construindo uma plataforma própria para exibir vídeos gratuitamente no seu site, com suporte a anúncios.
O episódio pode ser usado por outros provedores de conteúdo para pressionar mudanças de preço no iTunes, segundo McQuivey.
Fonte: IDG Now
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