Pesquisa desenvolvida pela Nielsen, em 47 países, dá conta de que os brasileiros estão à frente em ranking das nacionalidades que mais acreditam em publicidade.
Dois em cada três brasileiros (67%) disseram confiar em propaganda, mesmo percentual de filipinos e pouco mais do que os mexicanos (66%).
Os dinamarqueses são os mais desconfiados quando o assunto é propaganda: apenas 28% confiam, seguidos pelos italianos (32%), lituânios (34%) e alemães (35%).
A pesquisa, feita por internet com cerca de 24,5 mil pessoas, teve como objetivo medir a credibilidade de cada meio utilizado para fins publicitários.
O levantamento mostrou ainda que brasileiros confiam mais em anúncios de jornais do que no velho boca-a-boca (83% contra 81%).
No ranking geral, a relação é inversa, com o boca-a-boca superando o jornal como a primeira fonte de informação em que consumidores mais confiam (78% a 63%).
Os brasileiros também ocupam o topo do ranking entre as nacionalidades que mais crêem nas newsletters via e-mails. A confiança é de 79% entre os brasileiros, contra 49% da média geral.
A publicidade em rádio é crível para 75% dos brasileiros e para 54% da média das nacionalidades.
Os brasileiros confiam tanto em anúncios em grandes portais de internet como em anúncios de TV (74%). A média geral para essas duas mídias é, respectivamente, 60% e 56%.
Outra diferença dos brasileiros em relação à média geral é a confiança dada a mídias geradas por consumidores, como comentários online e blogs, que é a terceira fonte de informação mais confiável para a média das nacionalidades (66%), mas uma das últimas na lista dos brasileiros (55%).
Fonte: CCSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário