19 de out. de 2007

Celular vai pagar viagens de ônibus e metrô em Cingapura

Seguindo o exemplo de operadoras móveis do Japão, a companhia Starhub Mobile, de Cingapura, começa a ingressar no segmento de pagamentos móveis, com planos de permitir que seus assinantes usem o celular para pagar viagens de ônibus e metrô, assim como compras em lojas de conveniência.

A Starhub, uma das três operadoras de celular em Cingapura, vai oferecer o serviço de pagamentos móveis em parceria com a EZ-Link, empresa de controle do governo que desenvolveu um sistema de pagamento baseado em cartões com a tecnologia near-field communication (NFC).

Os cartões da EZ-Link podem ser usados para pagar transporte público ou compras em algumas lojas que disponham do leitor apropriado.

Os celulares com a tecnologia NFC embarcada poderão ser usados nas mesmas aplicações, segundo as companhias. Os usuários só terão de passá-lo na frente de um leitor para fazer o pagamento ou ultrapassar a catraca do metrô, a exemplo do que acontece com o Bilhete Único em São Paulo.

As empresas Starhub e EZ-Link teriam planos de anunciar um piloto de uso dos celulares com NFC anteontem (17/10), permitindo que um grupo de mil assinantes da operadora possam testar o serviço.

Apesar de afirmarem que se trata de "um dos maiores testes com NFC do mundo", o uso de celulares equipados com essa tecnologia não é novo. Modelos com chip NFC já são usados em cerca de 50% dos novos celulares vendidos no Japão.

A operadora Starhub também planeja permitir que seus usuários baixem informações em seus aparelhos móveis usando a tecnologia NFC, mas ainda não revelou detalhes desses planos.

As duas empresas não são as únicas que testam celulares com NFC em Cingapura. Uma iniciativa semelhante foi anunciada em setembro pela Singapore Telecommunications Ltd. (SingTel) e a Network for Electronic Transfers, que opera um sistema de pagamento baseado em cartões e usado pelos bancos locais.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: