30 de out. de 2007

Em 10 anos, super PCs terão o tamanho da palma da mão

Em 10 ou 15 anos os supercomputadores irão caber na palma da mão, afirmou o pesquisador de nanotecnologia e professor da University of Edinburgh, Michael Zaiser. "O cérebro humano é muito bom em trabalhar com problemas de microprocessadores", justifica o pesquisador, citando que, se a evolução das últimas décadas prosseguir, em uma década os supercomputadores serão literalmente portáteis. As pesquisas de Zaiser relacionadas a nanocabos devem ajudar a atender às expectativas.

Nos últimos cinco anos, o pesquisador estuda como os nanocabos - mil vezes mais finos que um cabelo humano - se comportam ao serem manipulados. Ele explicou que cada pequeno fio tende a se comportar de forma diferente quando colocado sob a mesma pressão.

Até então, tem sido impossível alinhá-los próximos uns aos outros em pequenos microprocessadores em uma atmosfera de produção. Zaiser informou que conseguiu fazer com que os fios se comportem uniformemente. Ele separa o material interno do fio em grupos distintos para que os mesmos não possam reagir como um todo. "É como o controle de uma multidão. Se todos podem ir por um caminho, você tem uma grande bagunça", explica.

Estes nanocabos ficarão dentro de microprocessadores que poderão, por sua vez, ser inclusos em PCs, laptops, celulares ou mesmo supercomputadores. E quanto menores os fios, menor o chip pode ser.

Fonte: Computerworld

Nenhum comentário: