8 de out. de 2007

Google e IBM apóiam pesquisas acadêmicas com processamento paralelo

O Google e a IBM anunciaram nesta segunda-feira (08/10) uma iniciativa conjunta que provê recursos para que estudantes de universidades testem projetos de programação paralela via internet, com o objetivo de formar profissionais capacitados para os desafios das futuras aplicações voltadas à web.

As empresas estão oferecendo ao meio acadêmico recursos de hardware, software e serviços, incluindo um cluster de máquinas do Google e da IBM que deve reunir mais de 1,6 mil processadores.

Os estudantes poderão acessar essa poderosa rede pela web e testar seus projetos de programação paralela.

Inicialmente, participam da iniciativa a Universidade de Washington - a primeira a aderir ao projeto -, a Universidade Carnegie-Mellon, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), a Universidade de Stanford, a Universidade da Califórnia em Berkeley, e a Universidade de Maryland.

Os servidores vão rodar softwares de código aberto, incluindo Linux, sistemas de virtualização XEN e o projeto Hadoop, da Apache, uma implementação da infra-estrutura pública de computação do Google - mais especificamente do MapReduce e do Google File System (GFS).

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: