Pesquisa da organização Catalyst, que aconselha empresas sobre o papel e as oportunidades de mulheres nos negócios, dá conta de que as empresas com maior representação feminina na diretoria têm melhores resultados no mercado.
O estudo The Bottom Line: Corporate Performance and Women's Representation on Boards também conclui que as empresas que têm três ou mais mulheres em sua diretoria alcançam um desempenho bastante melhor, em média, do que as outras.
Divulgada nesta segunda-feira (01º), a pesquisa avaliou o desempenho das empresas da lista da Fortune, que reúne as 500 maiores empresas norte-americanas, e a proporção de mulheres nas diretorias dessas empresas, entre os anos de 2001 e 2004.
O estudo analisou o retorno sobre patrimônio líquido, retorno de vendas e retorno de capital investido, e comparou a performance das empresas com maior número de mulheres em seu painel de diretores, com as que apresentavam menor número durante o período.
No retorno sobre patrimônio líquido, as empresas com proporção maior de mulheres em suas diretorias tiveram resultado, em média, 53% mais alto do que as empresas com menor proporção de mulheres.
No retorno sobre o capital investido, que mede a boa administração dos recursos, o número sobe para 66%. No retorno sobre vendas, o resultado das empresas com maior proporção de mulheres foi 42% melhor.
As mulheres representam mais de 50% da população norte-americana, mas são menos de 15% dos membros de diretorias de empresas no país. Além disso, há apenas 13 diretoras executivas entre as 500 maiores empresas norte-americanas.
Fonte: CCSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário