Esta visão tem sido reforçada pela dificuldade em diferir o design de áreas afins como a publicidade, o marketing, a diagramação, a arquitetura. Mesmo nos escritórios de design, os profissionais mais experientes muitas vezes recebem a titularidade de "Diretor de Arte", ajudando a sedimentar o conceito de profissão subjetiva. Nas gráficas, é comum solicitar a "arte" do folder, a "arte" do livro ou a "arte" de algum outro material gráfico.
Entre os designers, há duas vertentes mais comuns. Aqueles que acreditam no potencial artístico e aqueles que defendem um tecnicismo, baseados principalmente nas duas maiores escolas de design do século XX: a Bauhaus (Alemanha 1919 - 1933) e Escola de Ulm (Alemanha 1953 - 1968).
Assim como em qualquer profissão, a experiência faz a diferença. O designer, assim como o arquiteto por exemplo, aprende com aquilo que vê, tentando compreender e assimilar aquilo que outros profissionais estão produzindo e evoluir a cada novo projeto. Este conjunto de experiências é tipicamente chamado de "repertório", assim como o repertório de uma banda representa sua experiência em diferentes estilos musicais.
Sendo uma profissão na qual somente a experiência adquirida demonstra a qualidade de quem a exerce, este conhecimento empírico [construído na prática] é mostrado no portfólio do designer.
Como vejo o design
Acredito que o design é uma profissão que se utiliza de conceitos técnicos (como a teoria das cores, escalas de proporção, conhecimentos de tipografia, de desenho técnico, computação gráfica de alta precisão, escalas de cores como Pantone, CMYK, RGB) e também se vale de habilidades artísticas de quem utiliza estas técnicas para produzir elementos gráficos e produtos que respeitem os preceitos estabelecidos num Briefing para cada necessidade: um material gráfico, o projeto de um carro ou de um tênis, um logotipo, uma marca.
Conforme a web foi se desenvolvendo, os papéis dos designers foram se segmentando, criando novas especialidades dentro do contexto do projeto de um site: o Arquiteto de Informação, o especialista em Usabilidade, a Designer da Interface.
Design como diferencial
O WebDesign é a etapa do desenvolvimento que mais interage com o público final e que afeta todo o processo de administração do site. É ele que traduz visualmente a missão da empresa, assim como tem funções e etapas importantes em seu desenvolvimento:
* Benchmark - É a pesquisa de soluções já existentes e idéias que possam ser implementadas
* Brainstorm - É um processo criativo no qual são desenvolvidas idéias para o projeto, apoiadas pelo Benchmark
* Arquitetura de Informação - É a organização das informações no site para o público final. No desenvolvimento da AI, é transposto o conteúdo para a internet, determinando a disposição das informações
* Wireframing - É o dimensionamento das áreas do site, organizando visualmente onde cada item estará disposto
* Design de Conteúdo - Como as informações aparecem para o internauta
* Design de Navegação - Como o internauta navega entre as páginas e seções do site
* Design Gráfico (Interface) - Determina qual será a "cara" do site, o visual de todas as páginas e de cada seção específica
* Design de Performance - Otimização de recursos tecnológicos e gráficos para um carregamento rápido
* Design de Experiência - Quais as impressões que os usuários mantêm após navegar no site
* Usabilidade - É a avaliação prática da qualidade da navegação, na qual são corrigidas falhas e repensados recursos do site que possam ser melhor explorados.
Fonte: iMasters
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