21 de nov. de 2007

Custo de software irá cair, diz Gartner

As empresas devem diminuir significativamente os seus custos com software nos próximos dez anos, com novos fatores mudando a sua relação com os tradicionais fornecedores da área, de acordo com o Gartner.

Se por um lado o hardware se tornou commodity, por outro as empresas ainda têm pouco poder de negociação quando se trata de software. Mas a situação está começando a mudar.

O vice-presidente do Gartner, William Snyder, apontou em um artigo alguns fatores individuais que, juntos, podem mudar a relação entre compradores e fabricantes.

“Os compradores de software precisam se dar conta que o pêndulo está começando a se mover a seu favor e que atualmente há um número crescente de alternativas no mercado”, disse Snyder no artigo.

Os clientes cada vez mais usarão como alternativas para persuadir os vendedores recursos como terceirização de negócios, software como serviço (da sigla em inglês SaaS), aplicações open source cada vez mais competitivas e técnicos de manutenção terceirizados.

Snyder previu que um quarto de todos os novos negócios de software será entregue no formato software como serviço em 2011.

Em nível internacional, o crescimento de empresas chinesas de software e a expansão dos mercados brasileiro e indiano irão ajudar a baixar os custos de software, particularmente em servidores, sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento e tecnologias de banco de dados.

“Nosso conselho para as empresas de tecnologia é utilizar alternativas de código livre e BPO (terceirização de processos de negócios) para melhorar seu poder de negociação, além de empregar provedores terceirizados emergentes para reduzir custos de manutenção em softwares mais antigos”, disse Snyder.

O executivo adicionou que levantar custos de recursos offshore para criar funcionalidades como serviços de web também auxiliará nas negociações com vendedores.

Fonte: CCSP

Nenhum comentário: