A publicidade mundial vai encontrar em breve um novo solo fértil e promissor financeiramente. Trata-se da China, país no qual o rápido crescimento econômico exerce seu poder também sobre a propaganda e a revolução de seus paradigmas. Essa é a percepção de Sérgio Valente, presidente da agência DM9DDB, que esteve por lá em encontro com outros comandantes dos escritórios da rede DDB, espalhados pelo mundo inteiro. O objetivo da reunião foi analisar a multidisciplinaridade e novas formas de agregar idéias nos diversos segmentos da comunicação como TV, Internet, eventos e ponto-de-venda. A conclusão foi uma estética avessa aos padrões ocidentais, "regido por uma outra ética e outro jogo de moral."
Segundo Valente, ainda não há por lá a percepção mundial de construção da marca. Os olhos são voltados essencialmente para a necessidade do produto e seus benefícios diretos ao consumidor. O principal fator para essa prática é o fato de a maior parte da população ter baixa condição financeira, fato prestes a melhorar de acordo com o crescimento do mercado e abertura para o capitalismo.
A escolha do local da reunião não foi à toa. Além de ostentar um mercado em que o PIB (Produto Interno Bruto) cresce em torno de 10% por ano, a China sediará os Jogos Olímpicos em 2008. E na visão de Valente, isso significa abertura de relacionamentos com o resto do mundo. A DDB comprou este ano uma grande agência chinesa e quer aprender a lidar com um comércio de quase 1 bilhão e meio de consumidores. "É lá que as grandes marcas vão estourar de vender. Uma marca que consiga 0,1% do mercado lá já consegue um mercado muito significativo", estima.
Qualidade artística
Apesar de primária na construção de marcas, Valente considera a publicidade chinesa dotada de uma "ótima" direção de Arte, "simples e clean". Para ele, a revolução nas campanhas será inicialmente na questão visual. Afinal, quando se tem quase 1 bilhão e meio de consumidores, a opinião de cada tem grande importância, avalia. "O padrão oriental é regido por uma outra ética, um outro jogo de moral, um outro jogo de costumes, é muito diferente. Então, é muito difícil entender essa nuance cultural e poder julgar, mesmo porque o que pra você é bom, para eles pode não ser, é um outro padrão estético."
Em parâmetros mundiais, o publicitário notou semelhança com o Brasil. Isto é, a produção brasileira mais conhecida e aclamada internacionalmente é aquela com cunho global, premiada em Festivais como Cannes. Estas são valorizadas pelos chineses assim como reconhecidas por publicitários do resto do mundo.
Fonte: Adnews
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