O projeto Help Conquer Cancer começa na terça-feira (06/11) a utilizar o poder de processamento de 795 mil computadores pelo mundo para analisar as proteínas humanas e diagnosticar precocemente o câncer. A iniciativa usa a rede World Community Grid, da IBM.
Pesquisadores poderão, com o auxílio, diminuir drasticamente o tempo que levariam para analisar 90 milhões de imagens de 9.400 tipos de proteínas cristalizadas. Seriam necessários 162 anos para tal. No entanto, usando com a energia do Grid, é preciso apenas entre um e dois anos.
“Mesmo com nossos maiores computadores, não seria possível finalizar esta tarefa”, disse o líder da equipe de pesquisa do Ontario Cancer Institute, no Canadá, Igor Jurisica.
O World Community Grid foi criado há três anos pela IBM para reunir globalmente a energia inutilizada de computadores para auxiliar a resolução de questões científicas e de saúde.
O projeto pede que usuários domésticos e corporativos se registrem na rede, baixem e instalem um pequeno software que usa os ciclos inutilizados dos computadores - quando estão ociosos - nas pesquisas.
O processamento reunido até então pelos 795 mil computadores participantes é equivalente ao quinto maior supercomputador do mundo. Os resultados da pesquisa serão de domínio público e poderão ser usados por pesquisadores do mundo inteiro, afirma Jurisica.
Há três níveis de segurança na rede de compartilhamento de processamento, e são feitas inspeções periodicamente.
“Sabemos que a maioria dos tipos de câncer são proteínas deficientes em nossos corpos, e por isso precisamos compreender suas funções específicas para um diagnóstico antecipado, antes mesmo do aparecimento dos sintomas da doença”, diz Jurisica.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário