14 de nov. de 2007

Um fusca na Transamazônica

Em 1972 um comercial criado pela Almap com produção da Linxfilm surpreendeu o júri do Festival de Sawa, primeiro pelas imagens da selva brasileira sendo desbravada por tratores e motoniveladoras, segundo pelo inusitado desfecho com a aparição de um fusca, modelo Volswagen 1.500, fazendo performances na estrada em construção. A locução em “off ” no estilo Canal 100, o Jornal exibido nos cinemas antes do filme, e o formato da película em 35 mm, induzia o receptor a imaginar que se tratava de um documentário, até o surgimento do produto demonstrando na prática a sua resistência e capacidade de adaptação a qualquer terreno. A evolução da trilha sonora contextualizava a idéia básica. O comercial obteve um Leão de bronze no Festival e o título de Melhor Comercial de Cinema, o correspondente a um Grand-Prix no Prêmio Colunistas do mesmo ano. Em todo caso percebe-se o grande esforço da agência e produtora para produzir uma peça com imagens aéreas, em terreno ingreme, a centenas de quilometros de qualquer vestígio de civilização. Esse trecho da transamazônica seria inaugurado em agosto, meses após as gravações. A idéia era construir uma rodovia de 2.300 KM para integrar o Norte ao resto do país, não deu certo. O senso de oportunidade da agência foi extraordinário, mérito da criação que trouxe para o produto toda a simbologia da selva conquistada, assunto então recorrente na mídia. O pequeno carro se mostrava capaz de enfrentar qualquer terreno, mesmo as quase impossíveis trilhas de mata nativa. Assista ao vídeo:



Fonte:
Almanaque da Comunicação

Nenhum comentário: