Em comemoração ao centenário da imigração japonesa ao Brasil em 2008, o Grupo Estado preparou um projeto cross media envolvendo todos os seus veículos (os jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde, as rádios Eldorado AM e FM e o Estadão.com). Essas ações tiveram início em novembro do ano passado com a cobertura editorial e culminarão em junho com um grande especial em homenagem à vinda da família imperial japonesa ao Brasil. Nos jornais, a cobertura conta com cadernos exclusivos (dia 21 de janeiro foi publicado no Estadão e no JT o primeiro com o tema Amizade e Parceria); nas rádios há uma programação especial.
No Estadão.com foi reservada uma área especifica. Os próximos cadernos especiais serão publicados nos meses de março, maio e junho, focalizando as relações entre os dois países nas áreas econômica, diplomática, social e cultura, cada um tratando de um tema em específico: Samurais do Brasil, O Brasil Japonês e A Grande Festa.
Para o editor de Projetos Especiais do Grupo Estado, Ari Schneider, essas iniciativas já são uma tradição para a empresa. "O Grupo Estado foi o primeiro a se incorporar às celebrações do centenário da imigração japonesa, por meio de cadernos especiais publicados desde 2004 no Estado e no Jornal da Tarde, com versões para o portal Estadao.com", conta.
O projeto tem o patrocínio do Banco Real e está aberto a anunciantes avulsos. "Essa é uma importante iniciativa pela qual estamos honrando o passado e valorizando a comemoração do centenário da imigração japonesa", destaca Fernando Byington Egydio Martins, diretor-executivo de Estratégia da Marca e Comunicação Corporativa do Banco Real.
O JT, além dos especiais, publica a série "100 Histórias da Imigração Japonesa", com reportagens em homenagem à comunidade, reforçando o papel desses imigrantes na vida da cidade, do Estado e do País. Segundo a editora do JT, Cláudia Belfort, até maio serão publicadas cem histórias sobre a imigração japonesa.
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