10 de mar. de 2008

Brasileiro tem tudo para se viciar na 3G

O principal executivo de operações de mercado e clientes da Nokia Siemens Networks, Christoph Caselitz, disse que o brasileiro tem as duas principais características para se tornar um consumidor intensivo do telefone de terceira geração (3G): " criatividade e ?voyeurismo? ".Nos países em que a 3G está disseminada, os principais usos são o download de músicas, vídeos e fotos. "O brasileiro vai adorar transmitir o vídeo do seu casamento aos amigos", brinca Caselitz, convencido de que o aumento de tráfego de dados será "dramático" com a 3G.

O celular oferece menos comodidade do que o PC para baixar filmes, então certamente não será tão utilizado para esse fim. Mas vai pegar no tráfego de fotos, pequenos vídeos e dados em geral, disse o executivo. A Nokia Siemens sente o aumento da demanda em seu faturamento, mesmo antes de a fusão completar o primeiro aniversário. As receitas somadas das duas empresas cresceram 25% do terceiro para o quarto trimestre do ano passado, superando o esperado pelas duas multinacionais ao unirem suas operações de redes.

A América Latina, região na qual o Brasil representa a principal parcela, cresceu 7 pontos porcentuais a mais, atingindo 32%. Segundo Armando Almeida, vice-presidente para América Latina, a 3G será inicialmente mais aceita como acesso de banda larga aos computadores móveis e fixos. O uso da banda no aparelho celular vai vir depois, mas crescerá de forma acelerada e progressiva nos próximos anos.

Fonte: Gazeta Mercantil/Thaís Costa

Nenhum comentário: