O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, um dos pensadores mais respeitados da atualidade, descreve a época em que estamos vivendo como 'Modernidade Líquida', um tempo em que a sociedade dos produtores dá lugar à sociedade dos consumidores. Nesta nova sociedade, os indivíduos sao, simultaneamente, promotores de seus produtos e os próprios produtos que promovem. Consumidores e objetos de consumo se confundem e o desafio de cada um é o mesmo de qualquer artigo - se manter vendável. Leio muita coisa do Bauman para o doutorado e é impossível nao pensar nos seus conceitos quando se discute a web 2.0.
Vejamos o caso dos videoblogs (ou vlogs), por exemplo. Quer algo mais próximo do conceito de consumidor/objeto de consumo? Como se já nao bastasse poder fazer um vídeo de si mesmo, comentando tudo, qualquer coisa ou coisa nenhuma, e deixá-lo na rede à disposição de, literalmente, todo o mundo, agora já é possível ter uma canal inteirinho dedicado a um único produto estrela - você. E tudo isso ao vivo.
Quem ainda nao está familiarizado com o conceito de videoblog ao vivo, pode dar uma olhada no Yahoo Live, no Mogulus ou no Kyte. Esse último dedicado à distribuiçao de vídeos gravados com celulares. E é bom ir se acostumando, porque até o YouTube deve se render ao vídeo ao vivo ainda este ano. Pelo menos, foi o que declarou um de seus fundadores, Steve Chen, nesta reportagem feita justamente por uma videoblogger.
Voltando ao Bauman, o que os indivíduos desta sua nova sociedade de consumidores mais almejam é destacar-se da massa e converter-se em um produto desejável e, sobretudo, efetivamente desejado. No caso dos videobloggers seria um passo além de conseguir os 15 minutos de fama previstos por Andy Warhol. Na era da web 2.0 e da descentralizaçao da informaçao, qualquer um pode exibir-se como um produto e, justamente por isso, a concorrência será cada vez maior. Ou seja, nesta grande feira livre em que os artigos sao pessoas e suas idéias, vender continuará sendo uma tarefa bastante difícil.
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