29 de jul. de 2008

Estudo sobre a internet no Brasil em junho

Em junho de 2008, 22,9 milhões de pessoas usaram a internet residencial, segundo o IBOPE//NetRatings, número 1% menor do que o apurado em maio de 2008 e 26,9% maior que os 18 milhões observados em junho de 2007. A quantidade de pessoas com acesso residencial à internet, dado que é trimestral, continuou a indicar que 35,5 milhões de pessoas podem acessar a rede mundial de computadores a partir de seus lares.

Em junho, com 23 horas e 12 minutos por pessoa, 36 minutos menos do que o tempo de maio, o brasileiro continuou a ser o internauta residencial que mais navegou entre os dez países medidos com a mesma metodologia: Além de nosso país, Estados Unidos, Austrália, Japão, França, Alemanha, Itália, Suíça, Espanha e Reino Unido. "Essas pequenas variações são esperadas", comenta Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do IBOPE//NetRatings. "Junho é um mês de 30 dias e isso impacta o tempo de utilização da internet no mês, bem como o número de pessoas que têm a oportunidade de acessar a rede. A média de tempo diária por usuário, por exemplo, é a maior que já observamos", complementa o executivo.

Os países que mais se aproximaram do tempo residencial médio do internauta brasileiro foram a Alemanha (20h11min), os Estados Unidos (19h52min), a França (19h50min) e o Japão (19h31min).

As categorias com melhor desempenho por número de usuários residenciais em junho, comparando com maio, foram: "Viagens e Turismo", com crescimento real de 7,4%, atingindo 6,614 milhões de internautas, "Casa e Moda", que cresceu 4,81% e recebeu 7,686 milhões de visitantes únicos, "Educação e Carreira", com 4,02% de aumento real no número de usuários e com visitas de 12,4 milhões de pessoas, "Governo e Empresas sem fins lucrativos", que cresceu 3,4% em número de usuários, atingindo 10,944 milhões de brasileiros, além de "Finanças, Seguros e Investimentos", cujo crescimento real no período atingiu 1,06%, recebendo a visita de 9,158 milhões de brasileiros.

Já no período de um ano, enquanto a internet residencial ativa cresceu 26,9% em número de usuários, algumas categorias cresceram mais: "Viagens e Turismo" (42,14%), "Educação e Carreira" (33,2%), "Casa e Moda" (30,78%), "Entretenimento" (30,2%) e "Telecom e Serviços de Internet" (28,52%). Por número de visitas por pessoa, as categorias com melhor performance no ano foram: "Notícias e Informações" (com crescimento de 8,88% e 7,11 visitas por pessoa), "Informações Corporativas" (8,61% de crescimento e 2,9 visitas) e "Casa e Moda" ( crescimento de 8,2% e 2,77 visitas).

Por tempo de utilização por pessoa, as categorias com melhor desempenho anual foram: "Entretenimento", com crescimento de 25% no tempo por pessoa, atingindo 3h02min por internauta, "Casa e Moda", 24,3% de crescimento e 14min de consumo por usuário e "Finanças, Seguros e Investimentos", com 18,3% de aumento no tempo médio por pessoa e 50 minutos de uso em junho.

"Destaco o setor de "Viagens e Turismo", mas também a categoria "Casa e Moda", com conteúdo ligado à beleza, cuidado com o corpo, cuidado com a casa, jardinagem, culinária e o setor imobiliário, já que apareceu entre os maiores crescimentos no mês, no ano e em todos os itens analisados.

Esse crescimento está diretamente relacionado ao grande aumento no número de mulheres na internet brasileira (com exceção para o setor imobiliário, muito masculino), onde já representam quase metade dos internautas", analisa Magalhães. Os dados relativos ao primeiro trimestre de 2008 do Global Internet Trends - GNetT continuam indicando que 41,565 milhões de pessoas com 16 anos ou mais declararam ter acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escola, cybercafés, bibliotecas e outros locais).

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